F1 - Piastri defende manobra no S do Senna: "Não posso simplesmente desaparecer"
Mas, apesar do resultado final do incidente, Leclerc discorda dos comissários e não vê o australiano como totalmente culpado
Após ser punido com 10s pelos comissários da FIA, Oscar Piastri defendeu sua manobra no S do Senna durante o GP de São Paulo de Fórmula 1, afirmando que "não podia simplesmente desaparecer".
O australiano tentou assumir o segundo lugar em Interlagos com uma manobra na parte interna da reta e na entrada do S do Senna, mas travou a roda e bateu Andrea Kimi Antonelli em Charles Leclerc na sexta volta. Isso resultou em uma punição de 10s para ele, terminando em quinto lugar no GP, o que significa que agora ele está 24 pontos atrás do líder do campeonato, Lando Norris, que venceu em São Paulo.
"Na minha opinião, eu tinha uma oportunidade muito clara por dentro", disse Piastri. "Sim, houve um bloqueio, mas eu estava firme no ápice, na linha branca. Eu não podia ir mais para a esquerda, e não posso simplesmente desaparecer. A decisão é a que é. Foi um dos vários momentos difíceis de hoje e deste fim de semana, mas eu não teria feito nada diferente se tivesse outra chance".
Piastri acrescentou que "já está em paz" com a decisão, mas ainda discorda dela, pois o australiano afirmou que "estava firmemente no controle" durante toda a sequência.
Charles Leclerc, Ferrari
Foto de: Anni Graf - Fórmula 1 via Getty Images
Então, quando perguntado se os comissários presumiram que ele não estava em controle na manobra por causa da batida, Piastri disse: "Eu não sei. Não importa como você veja isso, não tenho certeza para onde devo ir, porque quando você tem uma chegada tão boa e está totalmente ao lado, você não vai simplesmente dar ré".
"Acho que tentar ir mais fundo do que eu fui teria sido ambicioso, e eu estava onde estava. Então, acho que, nesse cenário, se eu estivesse claramente subvirando e perdendo o ápice, isso me daria... claro, eu entenderia, mas o fato de eu estar o mais à esquerda possível torna tudo mais difícil".
Embora Antonelli tenha sobrevivido ao incidente, Leclerc abandonou imediatamente, após seu pneu dianteiro esquerdo voar devido a danos na suspensão - mas o piloto da Ferrari não culpa Piastri.
"Oscar foi otimista", disse Leclerc. "Mas Kimi sabia que Oscar estava por dentro. Ele fez a curva como se Oscar nunca estivesse lá e, para mim, a culpa não é toda de Oscar. Sim, ele foi otimista, mas isso poderia ter sido evitado e estou frustrado. No final das contas, não estou com raiva do Oscar ou do Kimi, essas coisas acontecem, mas eu não diria que a culpa é toda do Oscar".
A equipe do Motorsport.com está em peso em Interlagos e traz a melhor cobertura do GP de São Paulo de F1. Não perca nosso conteúdo aqui no site, nas redes sociais e também na Motorsport.tv Brasil no YouTube.
VERSTAPPEN vai REINAR em SP? Vem CHUVA? Hamilton, BORTOLETO e tudo da F1 pré-Interlagos | BOTECO F1
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.