F1 - Piastri sobre disputa com Norris: "Há outras vantagens em ter um companheiro de equipe forte"

Piastri admite que os pilotos da McLaren perderão pontos uns para os outros, mas vê com otimismo ter um bom piloto na mesma garagem

Lando Norris, McLaren MCL38, Oscar Piastri, McLaren MCL38, Max Verstappen, Red Bull Racing RB20

Quando se trata de escalações de pilotos de Fórmula 1, as principais equipes sempre se deparam com um dilema: dois pilotos fortes que podem tirar pontos um do outro ou um piloto número um mais claro?

Um primeiro piloto número claro liderará os esforços da equipe, enquanto dois pilotos competitivos podem trazer o melhor um do outro, mas também competem ocasionalmente pelas mesmas posições e, portanto, perdem pontos um para o outro. Além disso, rivalidades ferozes, por mais escassas que sejam hoje em dia, podem ser prejudiciais às perspectivas de uma equipe.

Leia também:

É fácil imaginar esse dilema em uma possível disputa pelo título em 2025, quando Max Verstappen, da Red Bull, enfrenta os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri.

Verstappen não foi igualado em ritmo (ou em qualquer métrica importante) por um companheiro de equipe desde que Daniel Ricciardo deixou a Red Bull em 2018.

Ele foi companheiro de equipe com Pierre Gasly, Alexander Albon e Sergio Pérez e, com esses duelos, Verstappen marcou 2.353,5 pontos nas últimas seis temporadas, enquanto seus parceiros acumularam apenas 1.176 pontos, 33% do total da escuderia taurina.

Enquanto isso, Piastri foi significativamente mais competitivo em sua segunda campanha na F1 do que em seu primeiro ano, conquistando duas vitórias em GPs e registrando resultados entre os oito primeiros em todas as corridas de domingo, com exceção de duas, o que contribuiu para o título de construtores da McLaren em 2024.

Em contraste, Pérez, da Red Bull, não conseguiu terminar nenhum dos últimos 18 GPs entre os cinco primeiros, e o desempenho do veterano foi tão ruim que ele foi substituído por Liam Lawson, de 23 anos, em 2025.

De acordo com Piastri, o que importa é uma relação de trabalho saudável entre os pilotos da McLaren. "Obviamente, é uma dinâmica diferente", comenta o australiano.

"Acho que Liam fará um bom trabalho. Obviamente, sabemos o quanto Max é forte, mas acho que há outras vantagens em ter um companheiro de equipe forte. Em termos de poder aprender um com o outro, isso é uma grande ajuda para nós dois na tentativa de nos tornarmos mais rápidos".

"Obviamente, não é possível medir o ganho que cada um de nós teve ao ter um companheiro de equipe forte ao lado do outro, mas acho que há um ganho genuíno de tempo de volta para nós dois ao aprendermos um com o outro".

"Mas, sim, isso obviamente também tem suas desvantagens em algumas situações. Na minha opinião, acho que supera isso e, naturalmente, se você se tornar campeão mundial, será digno, independentemente de quem seja seu companheiro de equipe", continua. 

Quantos pontos Verstappen e Norris realmente perderam para seus companheiros de equipe em 2024?

Perez had no real impact on Verstappen's point-scoring during 2024 campaign

Pérez não teve impacto real na pontuação de Verstappen durante a campanha de 2024

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Uma primeira métrica interessante - embora não totalmente representativa - é o carro de ponta da Red Bull em cada GP (ou seja, o de Verstappen em todos, exceto um) marcando 447 pontos, enquanto o da McLaren marcou 450, com Piastri sendo o piloto mais produtivo em oito das 24 etapas.

Obviamente, não se trata apenas de pilotos tirando pontos uns dos outros, mas também do fato de que, às vezes, eles não conseguem maximizar o potencial de seus carros, uma área em que Verstappen é conhecido por ser excelente. Também é fundamental observar os impactos diretos dos pilotos nos números de seus rivais.

Analisando mais a fundo os dados, Piastri tirou 23 pontos de Norris durante toda a temporada - longe de ser suficiente para cobrir o déficit de 63 pontos do britânico em relação a Verstappen, especialmente porque o australiano também privou o campeão de 15 pontos.

Pérez, por outro lado, perdeu oito pontos de Norris, incluindo sua volta mais rápida em Spa-Francorchamps, induzida por um pitstop (e ele não custou nenhum ponto a Verstappen durante toda a temporada).

Como Lawson se sairá? Seu nível de desempenho contra Yuki Tsunoda na RB foi interessante, mas não se espera que ele iguale a velocidade e a consistência de Verstappen.

Ele provou que não tinha medo de correr duro, até mesmo roda a roda com a Red Bull de Pérez no território do mexicano, mas estava provando um ponto (embora não admitisse) contra o piloto cuja vaga ele estava disputando.

Com seu futuro garantido, ele não precisará ser tão robusto contra Verstappen, mas é de se esperar que dê trabalho às McLarens.

"Sim, potencialmente, em termos de não tirar pontos um do outro, isso é um pouco mais fácil para Max, mas nunca se sabe - Liam pode aparecer e surpreender a todos nós", acrescenta Piastri. "Sei o quanto Liam é forte, já corri contra ele por vários anos, mas há desvantagens e vantagens, não importa qual seja a situação nesse cenário".

Cinco anos depois da corrida pelo título da Fórmula 3 de 2020, os riscos serão muito maiores para os dois pilotos da Oceânia desta vez.

More will be at stake than when Lawson and Piastri battled in their F3 days

Haverá mais em jogo do que quando Lawson e Piastri lutaram em seus dias de F3

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

CHRISTIAN FITTIPALDI como você NUNCA VIU: FAMÍLIA, momento da F1, Stock Car, NASCAR e muito mais

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

CHRISTIAN FITTIPALDI como você NUNCA VIU: FAMÍLIA, momento da F1, Stock Car, NASCAR e muito mais 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

In this article
Benjamin Vinel
Fórmula 1
Red Bull Racing
McLaren
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1 - Briatore: Alpine brigará com as principais equipes já em 2025 e disputará título em 2027
Próximo artigo Verstappen alcança marca histórica na F1 e supera Schumacher; entenda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros