F1: Pilotos divergem sobre estratégia de duas paradas implementada no GP de Mônaco
Houve quem achou interessante, houve quem criticou duramente o novo regulamento para a prova do principado
O GP de Mônaco de Fórmula 1 dividiu opiniões em relação à nova regra de paradas. Para 2025, os pilotos precisavam fazer duas trocas obrigatórias, em uma tentativa de animar e mudar um pouco a tônica da corrida que é muito marcada pela 'procissão' dos carros que não conseguem se ultrapassar.
Carlos Sainz foi um dos mais críticos à respeito da nova regra imposta pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O espanhol da Williams destacou que a prova foi "manipulada" pela estratégia de equipe feita por algumas escuderias.
"É definitivamente algo que eu não gosto de fazer, mas a Racing Bulls fez conosco, então tivemos que reagir. Mas isso mostra que duas paradas não funcionam por aqui, a corrida continua sendo muito chata. As pessoas manipularam a corrida, assim como nós fizemos. Uma regra tem que ser criada para que seja proibido manipular um resultado com o ritmo, como foi feito hoje. É um dia triste para o esporte, estou muito decepcionado" , apontou.
Para exemplificar o que achou, Max Verstappen utilizou o tradicional jogo Mário Kart da Nintendo. O tetracampeão mundial mostrou, claramente, que na sua opinião a nova regra de nada mudou no resultado final da corrida.
"Você não pode correr aqui de qualquer maneira, então não importa o que você faça. Uma parada, 10 paradas... já estávamos quase caminhando para o Mario Kart. Depois, temos que instalar peças no carro. Talvez então você possa jogar bananas ou algo assim!", brinca o holandês. "Eu não sei. Peças escorregadias na pista, talvez?", opinou.
Lewis Hamilton, por outro lado, não tinha uma opinião tão formada - uma vez que na visão do heptacampeão, essa mudança não afetou sua corrida diretamente.
"Não fez necessariamente nenhuma diferença em minha corrida. Imagino que tenha sido melhor para a prova. Porque as pessoas simplesmente paravam e ficavam paradas para sempre, atrasando todo mundo", declarou.
Nico Hulkenberg, companheiro de equipe de Gabriel Bortoleto também não gostou muito do resultado que as 2 paradas obrigatórias causaram nas estratégias.
"Fiquei preso no tráfego muitas vezes com as equipes fazendo obviamente o jogo de equipe e dando janelas de box para seus companheiros de equipe. E, sim, pilotar 3, 4, 5 segundos fora do ritmo. É frustrante, não foi tão divertido e agradável. Acho que, do ponto de vista estratégico, tudo isso foi obviamente legítimo e permitido. Mas acho que, do ponto de vista do espetáculo e do entretenimento, provavelmente não é o que a F1 estava esperando", analisou.
Assim como o piloto da Mercedes, George Russell, que foi um dos diretamente envolvidos na 'prisão' das estratégias das equipes.
Não funcionou porque era muito fácil para as equipes e os pilotos trabalharem juntas para criar uma brecha no pit-stop e inverter os carros. O próximo piloto cria uma brecha no pit-stop e dá ao seu companheiro de equipe a parada livre. Como eu disse, nós mesmos planejamos isso com Kimi e eu, porque essa era nossa única esperança de conseguir alguns pontos. Se todos estivessem pilotando sem parar, como em qualquer outra corrida, e implementássemos nossa estratégia, nós dois teríamos terminado nos pontos. Mas a VCARB conseguiu. A Williams conseguiu. O que você pode fazer?"
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Beto Monteiro:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.