F1: Red Bull acredita que FIA não deveria mudar postura de aplicação das regras para a final
Christian Horner defende que, se fosse para fazer isso, deveria ter feito mais cedo no ano
Com Max Verstappen e Lewis Hamilton empatados para a final da Fórmula 1 em Abu Dhabi, aliado à crescente tensão, muitos apostam na possibilidade do título ser decidido por um incidente. Por isso, o diretor de provas Michael Masi tratou de deixar claro que tomará todas as medidas necessárias para evitar isso, mas a Red Bull acredita que seja errado da parte dele endurecer a aplicação do regulamento apenas por ser a última etapa da temporada, valendo o campeonato.
Após uma etapa polêmica na Arábia Saudita, Masi lembrou as equipes antes do fim de semana que o Código Desportivo da FIA permite aos comissários reduzirem pontos já conquistados no campeonato em casos de conduta antidesportiva.
E em meio a incertezas dos pilotos sobre a aplicação do regulamento pela parte de Masi, especialmente a falta de consistência em decisões recentes sobre manobras defensivas, alguns sugeriram que a FIA deveria ser clara sobre o que é considerado permitido ou não.
Mas Christian Horner, chefe da Red Bull, acredita que uma mudança de abordagem da FIA neste momento seria errada. Em vez disso, ele acha que, se a FIA quiser impor regras mais rígidas, deveria ter feito isso após a batida entre Hamilton e Verstappen em Silverstone.
Questionado se haveria um benefício em Masi sentar com Hamilton e Verstappen antes do GP, Horner disse: "Não acho necessário. Não há diferença entre essa corrida e as 21 anteriores. Talvez deveria ter feito isso após Silverstone".
Max Verstappen, Red Bull Racing, talks with Christian Horner, Team Principal, Red Bull Racing
Photo by: Charles Coates / Motorsport Images
"Nossos pilotos estão bem cientes do regulamento. Tenho certeza de que a FIA as aplicará igualmente e com isonomia, como fizeram nas corridas anteriores".
Toto Wolff, chefe da Mercedes, disse que recebe bem o lembrete de Masi sobre as possíveis deduções de pontos, sentindo que é boa forma de barrar qualquer problema.
"Acho que com todas as controvérsias que tivemos nas últimas corridas, e de novo, isso é provavelmente um problema de percepção, visões diferentes de lados diferentes, é muito bom que Michael e a FIA tenham lembrado disso".
"Acho que isso acaba sendo um bom impedimento para todos, para manter a corrida limpa, o que pode ou não fazer e que simplesmente apenas o resultado real da corrida possa contar para o campeonato".
F1 AO VIVO: HAMILTON x VERSTAPPEN, tudo dos treinos para a FINAL em Abu Dhabi e as últimas da F1
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Podcast #151: Hamilton x Verstappen é a maior decisão da história da F1?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.