F1: Red Bull não entende como Verstappen foi tão rápido na Áustria
Chefe da equipe, Christian Horner não consegue explicar como o carro foi tão bem na pista de Spielberg, mesmo com atualizações
No GP da Áustria, Max Verstappen conquistou a primeira vitória da Red Bull na temporada 2019 após se recuperar de uma largada ruim e ultrapassar vários rivais. O triunfo marcou a quebra de um jejum da Honda de quase 13 anos sem vitórias e surpreendeu a muitas pessoas, inclusive a própria equipe austríaca da Fórmula 1.
A recuperação de Verstappen (relembre as vitórias do holandês em galeria especial no fim desta matéria) foi impulsionada pelo incrível ritmo da Red Bull no circuito da Áustria, onde se depende muito dos motores para ser competitivo. O chefe da equipe, Christian Horner, disse que não consegue explicar o motivo de o carro ter demonstrado tão boa performance na luta contra as Mercedes e Ferraris.
“Na segunda metade da corrida, nós estávamos voando”, explicou Horner. “O carro estava incrivelmente rápido. A realidade é que não entendemos isso completamente. Obviamente que as atualizações das últimas corridas começaram a funcionar muito bem, mas esta prova foi vencida do modo difícil. Tivemos que acelerar e ultrapassar três dos quatro maiores adversários e Max fez exatamente isso”.
As atualizações da Red Bull na Áustria incluíram uma nova asa frontal, a que Verstappen atribuiu ganho de aderência. A vitória 'justificou' a troca dos motores Renault pelos Honda neste ano e aproxima a equipe austríaca do objetivo de vencer cinco provas em 2019. O alvo foi traçado pelo conselheiro da equipe, Helmut Marko.
Embora esta ambição pareça difícil com a força demonstrada pela Mercedes no início desta temporada, Marko mantém a meta estabelecida. “Vocês estavam na coletiva de imprensa em Tóquio, onde eu prometi cinco vitórias”, disse Marko à imprensa. “Alguns disseram que eu estava louco ou algo do tipo, mas eu ainda acredito que nós podemos alcançar isso”.
Horner é mais cauteloso e diz que quer apenas ver um progresso contínuo ao longo da campanha ao invés de definir uma meta específica. “Nós avançamos uma corrida por vez”, disse ele.
“Conquistamos uma vitória com a Honda, o que é um grande momento para todos eles. Eu acho que eles tiveram uma vitória nos últimos 27 anos, então nós vamos tentar crescer a partir disso. Nós vamos continuar extraindo performance do carro e continuar acelerando, mas o primeiro objetivo foi muito bem atingido”.
Verstappen, vitorioso em grandes corridas
Em tempos de pleno domínio da Mercedes e raros lampejos da Ferrari, o piloto da Red Bull conquistou vitórias marcantes. E sempre se superou para chegar aos triunfos.
Vale lembrar, por exemplo, que Verstappen nunca conquistou uma pole position na F1. Ainda assim, são seis presenças no lugar mais alto do pódio. Na galeria especial abaixo, o Motorsport.com relembra as vitórias espetaculares do holandês. Confira:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.