F1: Renault inicia estudo sobre futuro de fábrica de motores em meio à revisão de projeto
Funcionários foram informados sobre uma potencial mudança de direção em sua fábrica de motores de F1
Avenir de Viry-Châtillon
Le programme de motorisation F1 2026 d'Alpine à Viry-Châtillon est menacé d'abandon par le Groupe Renault, qui pourrait se tourner vers une unité de puissance cliente fournie par Mercedes.
A Renault lançou um estudo de avaliação para decidir sobre o foco futuro da sua unidade de motores Viry-Chatillon, em meio a uma probabilidade crescente de encerrar seu projeto de motores de Fórmula 1.
O Motorsport.com apurou que a alta administração da Renault informou hoje aos funcionários da fábrica francesa e de Enstone, que dirige a equipe Alpine F1, sobre as ideias que estão sendo discutidas.
Embora nenhuma decisão final tenha sido tomada, sugere-se que o objetivo do estudo seja entregar um plano que garanta que Viry permaneça no centro das atividades esportivas e automotivas da Renault se o seu envolvimento na F1 chegar ao fim.
Acredita-se que haja um desejo claro de direcionar os engenheiros seniores e outros funcionários das instalações francesas para áreas de novas tecnologias que irão preparar a organização Renault para o futuro.
Isto poderia incluir o desenvolvimento da energia do hidrogénio, juntamente com novos trabalhos de tecnologia de baterias.
As mudanças garantirão que o pessoal que atualmente trabalha no projeto de F1 ainda terá um futuro na empresa, mesmo que ela não produza mais motores para a F1.
Embora existam rumores há vários meses de que a Renault estava considerando encerrar sua operação na F1, o desenvolvimento de hoje é o primeiro passo formal para sugerir que a bola agora está rolando nessa ideia.
Flavio Briatore, Executive Advisor, Alpine F1
Photo by: Alpine
Acredita-se que o novo conselheiro da Alpine F1, Flavio Briatore, que foi convocado para ajudar a melhorar a sorte da equipe de F1, tenha desempenhado um papel fundamental ao aconselhar a alta administração da Renault a deixar de construir seu próprio motor e se tornar uma equipe cliente.
Conforme revelado anteriormente, a Alpine está atualmente fechando um acordo com a Mercedes para se tornar uma equipe cliente para a próxima era de regras que começa em 2026.
A parceria deverá ser semelhante à que a Aston Martin tem atualmente com a Mercedes, em que leva também a suspensão e a caixa de câmbio do fabricante alemão.
Fontes indicaram que existe também uma possibilidade externa de que, se um acordo puder ser concluído rapidamente e as circunstâncias forem adequadas, alguns elementos da parceria poderão começar já em 2025.
O fim formal da produção de motores de F1 da Renault será um momento histórico, já que a montadora francesa tem estado envolvida de alguma forma – seja como fabricante ou fornecedora de clientes – quase continuamente desde 1977.
A Renault se recusou a comentar a situação em torno de Viry-Chatillon, e a equipe tem relutado nos últimos meses em se envolver em especulações sobre o que poderá fazer no futuro.
O chefe da equipe, Bruno Famin, disse no GP da Espanha: “Simplesmente não comentamos os rumores. Devemos muito respeito a todos em Viry que trabalham nesse projeto e o pior seria comentar os rumores.”
COMO FICA McLAREN pós-ATRITO de Norris e Piastri? VERSTAPPEN QUER SAIR DA RBR? A F1 na Hungria | TCR
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate chances dos brasileiros no grid titular da F1 e Norris x Verstappen
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.