F1 - Ricciardo: Pilotos que não seguem regras na classificação terão problemas no futuro

"Acordo de cavalheiros" entre os pilotos com relação à classificação veio à tona durante a passagem da F1 pela Áustria

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B , and Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, in the queue to leave the pit lane

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B , and Daniel Ricciardo, McLaren MCL35M, in the queue to leave the pit lane

Steven Tee / Motorsport Images

Nos dois finais de semana no Red Bull Ring, um assunto foi colocado sob os holofotes pelos pilotos: o acordo de cavalheiros que existe entre o grid da Fórmula 1 em relação à classificação. E para Daniel Ricciardo, quem abusa desse combinado deve esperar problemas no futuro.

O tal acordo diz que os pilotos supostamente devem ficar em ordem na pista durante as curvas finais do circuito antes de abrir uma volta rápida, mas vários quebraram isso.

Leia também:

Por ser um traçado curto, os carros criavam um congestionamento nas curvas finais, indo bem lentos para abrir espaço em relação ao que estava diretamente à frente. Mas em um bagunçado Q2 no último fim de semana, vários pilotos furaram a fila, ultrapassando quem já estava lento, o que aumentava ainda mais os problemas.

Tal comportamento foi o que levou ao incidente em que Sebastian Vettel bloqueou Fernando Alonso, que vinha em volta rápida, na curva final. O espanhol foi eliminado no Q2 enquanto o alemão recebeu uma punição de três posições.

No rádio, Vettel disse que a situação parecia uma "carnificina", expressando sua raiva a vários pilotos que cortavam a fila.

Enquanto alguns pediram que a FIA se envolvesse, impondo regras mais rígidas, Ricciardo acredita que os pilotos são mais do que capazes de resolverem o caso sozinhos, adotando uma abordagem mais dura em quem não se comporta.

"Acho que, no fim do dia, se alguém tirou vantagem de uma situação em que concordamos, então esse piloto ou esses pilotos devem esperar uma vida mais dura daqui pra frente", disse o piloto da McLaren.

"Essa é uma escolha, uma decisão deles, então fico feliz em resolver o caso do nosso modo".

Norris admite que a situação é extremamente difícil, mas acha que é injusto que os pilotos que seguem o acordo são geralmente os que acabam envolvidos em situações complicadas com o tráfego.

"Em alguns lugares, tudo bem, você não precisa nem falar sobre isso, mas quando as pessoas não querem ir primeiro, acaba acontecendo isso. Aí você tem pessoas te ultrapassando na última curva, e isso te ferra".

"Não sei se é preciso uma regra, mas talvez sim, porque as pessoas podem se envolver do nada. Ao fazer o correto, elas podem se ferrar, o que não é justo na minha opinião. Mas vamos falar disso na próxima reunião de pilotos".

SAIBA como COBERTURA olímpica vai IMPACTAR Fórmula 1 na BAND

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Qual é o tamanho da temporada de Norris até agora?

 

.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Alonso acredita que poderia ter “cinco ou seis” títulos mundiais
Próximo artigo F1: Ferrari acredita que corridas classificatórias podem criar "bagunça" nos ajustes dos carros

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil