Recomendado para você

NASCAR Brasil lança oficialmente novo carro para temporada 2026

NASCAR Brasil lança oficialmente novo carro para temporada 2026

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil lança oficialmente novo carro para temporada 2026
Ocon e Hulkenberg dão opinião enfática sobre formato atual da F1

Ocon e Hulkenberg dão opinião enfática sobre formato atual da F1

Fórmula 1
Ocon e Hulkenberg dão opinião enfática sobre formato atual da F1
Indy: Nasr deve voltar a testar com a Penske e Collet pode correr na Foyt em 2026; Enzo Fittipaldi negocia na Indy NXT

Indy: Nasr deve voltar a testar com a Penske e Collet pode correr na Foyt em 2026; Enzo Fittipaldi negocia na Indy NXT

Indy
Nashville
Indy: Nasr deve voltar a testar com a Penske e Collet pode correr na Foyt em 2026; Enzo Fittipaldi negocia na Indy NXT
F1 - Bearman comenta 'paixão' de Verstappen após Nordschleife: "É o melhor piloto de todos os tempos"

F1 - Bearman comenta 'paixão' de Verstappen após Nordschleife: "É o melhor piloto de todos os tempos"

Fórmula 1
F1 - Bearman comenta 'paixão' de Verstappen após Nordschleife: "É o melhor piloto de todos os tempos"
Nova candidata entra na disputa pela presidência da FIA; veja quem é

Nova candidata entra na disputa pela presidência da FIA; veja quem é

Geral
Nova candidata entra na disputa pela presidência da FIA; veja quem é
F1: Sem Prost na lista, Hadjar escolhe cinco melhores da história

F1: Sem Prost na lista, Hadjar escolhe cinco melhores da história

Fórmula 1
Testes da Haas em Mugello
F1: Sem Prost na lista, Hadjar escolhe cinco melhores da história
Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck no Roval de Charlotte: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck no Roval de Charlotte: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
Charlotte II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup, Xfinity e Truck no Roval de Charlotte: veja horários e como assistir
F1 - Briatore rebate 'fama' de Alonso de ser 'difícil de lidar': "Uma grande besteira"

F1 - Briatore rebate 'fama' de Alonso de ser 'difícil de lidar': "Uma grande besteira"

Fórmula 1
F1 - Briatore rebate 'fama' de Alonso de ser 'difícil de lidar': "Uma grande besteira"

F1 - Sainz dá detalhes sobre período na Toro Rosso: 'Te colocavam em competição direta com Verstappen'

Espanhol falou sobre primeiros anos no programa de jovens pilotos do time austríaco, quando teve o tetracampeão como companheiro de equipe

Carlos Sainz, Williams

Em 2015, Carlos Sainz entrou na Fórmula 1 com a Toro Rosso e passou a ter Max Verstappen, a época com apenas 17 anos, como companheiro de equipe. Falando sobre esse período, o espanhol explicou como o programa de pilotos era mentalmente desgastante, mas também destacou a importância da equipe durante sua formação como piloto. 

Leia também:

"Não foi como na Williams, foi um ano para provar seu valor. Você só tinha que pensar em si mesmo. Tente passar o Max e o Max estará tentando passar você. Quem for bom, vai para a Red Bull. Se não conseguisse brilhar, mas vencesse, ficaria na Toro Rosso e continuaria a carreira na F1. Mas se fosse 'esmagado', ficaria fora da F1", explicou ao podcast High Performance. "A atmosfera na Toro Rosso era voltada para colocá-lo em competição direta com Max. Adoro a equipe, mas, naquela época, ela era como um campo de testes para Christian Horner e Helmut Marko. Foi lá que os dois pilotos decidiram qual deles iria para a Red Bull".

Sainz enfatizou que, apesar da dureza do sistema da Red Bull, ele produziu resultados bem-sucedidos: "Não é uma crítica porque esse sistema funciona. Ele trouxe Vettel e Max para a F1. Agora Isack Hadjar está indo bem, Liam Lawson está se recuperando de sua aventura na Red Bull. Portanto, ele ainda está servindo ao seu propósito".

Porém, ele nos lembra que os jovens pilotos estão constantemente tendo que lutar contra os companheiros de equipe. Sua experiência na primeira sessão de treinos do GP do Japão de 2015 é particularmente memorável: "Foi a primeira vez que pilotei no molhado em Suzuka no TL1. Saí com os pneus intermediários e escorreguei bastante, mas eu só queria mostrar que era mais rápido que o Max. Foi um risco totalmente desnecessário, mas cada TL1 daquele ano foi como uma classificação para mim. Eu tentava vencê-lo em todas as sessões. Agora, quando saio no TL1, digo 'aqueça devagar'. Naquela época, tudo se resumia a vencer". 

NUANCES de VERSTAPPEN no mercado, VEREDITO sobre HAMILTON e BORTOLETO, Lando x Piastri! FELIPE MOTTA

Ouça a versão áudio do Podcast Motorsport.com: 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Artigo anterior F1: Risco de tempestade? Veja previsão do tempo para o GP da Hungria
Próximo artigo F1: Ferrari é otimista com avanço do carro na Hungria após atualizações de Spa

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros