Análise
Fórmula 1 GP dos Estados Unidos

F1: Sexto lugar no Campeonato de Construtores vale 80 milhões de euros para Haas

Equipe americana disputa a colocação com a RB, mas vê a Williams se aproximando rapidamente

Nico Hulkenberg, Haas VF-24

Antes do início da temporada de 2024, as previsões foram unânimes em colocar as dez equipes da Fórmula 1 no início do campeonato mundial em dois grupos.

De um lado, as cinco principais equipes (Red Bull, Ferrari, Mercedes, McLaren e Aston Martin) e, do outro, o restante do campo (Williams, Sauber, RB, Haas e Alpine). No que podemos chamar de confronto das 'segundas linhas', a batalha está bem aberta.

Leia também:

No momento, a RB ocupa a sexta posição e conquistou 34 pontos, mas a Haas está se aproximando e subiu para 31 pontos após o GP de Singapura. 

A façanha da equipe americana é o veredito mais surpreendente na segunda parte da classificação, especialmente se lembrarmos das previsões da pré-temporada.

Yuki Tsunoda, RB F1 Team VCARB 01

Yuki Tsunoda, RB F1 Team VCARB 01

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A RB conquistou pontos em dez de dezoito finais de semana, a Haas em nove, mas é a tendência que torna a equipe norte-americana a favorita no que será um verdadeiro sprint.

As apostas são altas: terminar a temporada em sexto lugar na classificação dos construtores significa garantir 80 milhões de euros, cerca de R$484 milhões, uma quantia garantida pela distribuição de receita da Liberty Media nos termos do acordo Concorde.

Uma quantia muito importante para uma equipe como a Haas, que permitiria planejar investimentos na estrutura a médio e longo prazo, como a garagem remota, que a equipe ainda não tem.

Ayao Komatsu, Team Principal Haas

Ayao Komatsu, diretor da equipe Haas

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Embora evite cuidadosamente levar o crédito por essa ascensão, Ayao Komatsu sabe que o progresso também estará associado à sua presença no comando da equipe. Em parte, esse é o caso, mas também há trabalho que vem de longe, ou seja, desde o início da vida do VF-24.

O primeiro objetivo que o departamento técnico estabeleceu para si mesmo no verão de 2023 foi resolver permanentemente o maior problema do VF-23, que era o mau gerenciamento dos pneus. A Haas deu seu próprio toque, mas as diretrizes que vieram de Maranello também ajudaram muito, com o novo sistema de suspensão traseira resolvendo várias dores de cabeça.

O VF-24 provou ser um carro de corrida competitivo e Nico Hulkenberg foi capaz de proporcionar boas corridas. Até o momento, o piloto alemão conquistou 24 pontos para a equipe, demonstrando uma continuidade invejável de desempenho.

Seu recente fim de semana em Singapura foi um exemplo de pilotagem de ponta, desde o sexto lugar na classificação até mais de trinta voltas completadas com a silhueta da Red Bull de Sergio Pérez em seus espelhos. Os dois pontos conquistados sob a bandeira quadriculada foram muito valiosos para a equipe, considerando que nenhum piloto de ponta pagou por qualquer contratempo. De fato, foi um lugar conquistado totalmente no campo.

Liam Lawson, pilota  Racing  Bulls

Liam Lawson, piloto da Racing Bulls

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Na RB, após a pausa de verão, o alarme de aviso soou. O último ponto conquistado remontava ao GP da Bélgica e, desde a retomada das atividades em Zandvoort, apenas zeros. Esse também é o pano de fundo da decisão de colocar Liam Lawson no carro, uma forma de agitar a equipe antes das últimas seis corridas da temporada.

O neozelandês estará sob forte observação, visando sua possível mudança para a Red Bull em 2025, mas, ao mesmo tempo, suas necessidades coincidirão com as da equipe, ou seja, buscar o máximo de pontos possível.

Na busca pela sexta posição, a Williams também poderia participar. A diferença na classificação é significativa, mas dos 16 pontos que a equipe possui atualmente na classificação dos construtores, 12 foram conquistados nas últimas três corridas.

Após o enorme pacote de inovações introduzido em Zandvoort, a equipe mudou de marcha, e a chegada de Franco Colapinto também permitiu que a Williams batalhasse pelos pontos.

Se entre Austin e a Cidade do México eles conseguirem realizar um golpe como o que fizeram no fim de semana em Baku, a Williams também estará no jogo.

ALBON EXCLUSIVO: Bortoleto na F1, Colapinto e Sainz, DEMISSÃO de Ricciardo, Williams '25 e STOCK CAR

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Não só Ricciardo: ABISMOS SEM FIM na F1 | Futuro de Max, BORTOLETO 2025, DRUGO na Indy... LIPE PAÍGA

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Roberto Chinchero
Fórmula 1
Nico Hulkenberg
Kevin Magnussen
Haas F1 Team
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Marko descarta possível retorno de Vettel: "Ele está fora há muito tempo"
Próximo artigo Pilotos que venceram apenas uma corrida na Fórmula 1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros