F1: Veja o design da Red Bull que evitou um protesto de asa flexível em Baku
Escuderia austríaca optou por correr no GP do Azerbaijão com uma nova asa provisória
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Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
A Fórmula 1 chegou ao GP do Azerbaijão se preparando para um confronto sobre as asas flexíveis, mas o design da asa traseira da Red Bull em Baku conseguiu evitar polêmica.
Com os novos testes rígidos da FIA entrando em vigor para o GP da França, a corrida em Baku foi a última chance para as equipes utilizarem suas asas traseiras mais flexíveis.
Essa perspectiva irritou times como Mercedes e McLaren, e permaneceu a ameaça de um protesto se as escuderias fossem longe demais com o design no GP do Azerbaijão.
Enquanto a Red Bull havia sido o centro das atenções após o GP da Espanha com suas asas flexíveis, ela optou por correr em Baku com uma nova asa provisória que agia de uma maneira muito mais normal e ajudava a evitar qualquer controvérsia.
Este projeto da escuderia austríaca apresenta um plano principal com uma seção central mais profunda para criar o downforce necessário, enquanto os canais externos são mais rasos, a fim de que o vórtice resultante criado pela colisão do fluxo de ar com a placa final seja diminuído.
Para alimentar isso, a Red Bull também fez alterações no design da placa final, voltando a um formato mais simples para que fosse menos agressivo ao fluxo de ar.
O recorte escalonado no canto superior deu lugar a um design mais convencional, enquanto as barras upwash e os strakes suspensos também foram removidos e simplificados (veja a inserção de Mônaco para o design usual de 2021).
Você pode notar que a asa mostrada na ilustração também tem uma seção cortada na borda posterior da aba superior.
No entanto, embora essa versão tenha feito uma aparição, ela não encontrou seu caminho para o carro em uma sessão competitiva em Baku, mas provavelmente retornará no GP da Bélgica.
A equipe optou por correr sem um flap Gurney na borda posterior da asa, sacrificando algum equilíbrio para a velocidade em linha reta (consulte Spa 2020 para comparação com um Gurney acoplado).
Táticas dos pilotos
É sempre fascinante ver como os companheiros de equipe respondem aos desafios prevalecentes também, com cada piloto fazendo ajustes e mudanças aerodinâmicas que atendem às suas próprias necessidades.
No caso de Sergio Pérez e Max Verstappen, havia uma diferença quase imperceptível entre as asas traseiras, já que o holandês optou por uma pequena redução da borda da asa para diminuir ainda mais o arrasto.
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A Mercedes também optou por diferentes configurações de asa traseira em seus carros em Baku.
Depois de verificar os dados das sessões de treinos livres de sexta-feira, onde o time lutou para ganhar ritmo, Lewis Hamilton optou pelo arranjo de menos downforce, com apenas um único pilar de suporte conectado ao DRS. Do outro lado da garagem, o W12 de Valtteri Bottas foi equipado com o arranjo de dois pilares de downforce mais alto.
A escuderia alemã optou por diferentes soluções ainda recentemente como no GP de Portugal, na tentativa de aumentar suas chances de bater a Red Bull.
O design claramente deu a Hamilton o impulso necessário em linha reta, mas, por outro lado, o colocaria em desvantagem para Bottas no segundo setor.
No entanto, o finlandês continuou lutando com seu W12, descobrindo que o carro não respondia no que tange à geração da temperatura ideal para os pneus.
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A batalha das especificações da asa traseira também estava acontecendo na Ferrari, que começou seu fim de semana com uma asa de downforce médio, antes de mudar para o design de plano principal mais tradicional para o TL3, classificação e corrida.
A mudança da Scuderia permitiu que Charles Leclerc garantisse outra pole position, mas o monegasco perdeu posições no dia da corrida quando o pacote voltou a um padrão mais familiar.
Ao contrário do Red Bull, a alteração para um arranjo de menos downforce não resultou na exclusão do recorte traseiro superior serrilhado, nas barras upwash ou em quaisquer alterações nos strakes.
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Aston Martin Racing AMR21 new halo fins
Photo by: Giorgio Piola
A Aston Martin fez algumas pequenas mudanças para o GP do Azerbaijão, que mais uma vez chegaram ao carro de Lance Stroll antes de chegar ao monoposto de Vettel.
Essas mudanças dizem respeito à área ao redor do cockpit, com a carenagem em forma de bumerangue do halo substituído por um par de aletas em cada lado da estrutura de segurança que buscam posicionar o fluxo de ar de forma mais eficaz.
Enquanto isso, de forma semelhante ao que já vimos na Mercedes, os suportes dos retrovisores laterais tinham um acabamento serrilhado adicionado à sua superfície para criar uma série de vórtices menores.
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Williams FW43B bargeboard detail
Photo by: Giorgio Piola
Williams introduziu um novo conjunto de bargeboard no Azerbaijão. Mas com peças suficientes apenas para fornecer a atualização a um piloto, foi o FW43B de George Russell que os carregou durante o fim de semana.
A principal mudança de design é uma reminiscência do que foi feito pela McLaren no final da temporada passada, com duas asas em forma de C enquadrando o elemento principal vertical do bargeboard e o bumerangue superior.
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