Recomendado para você

Binotto 'abre o jogo' sobre posição da Audi em ranking de motores da F1 2026

Binotto 'abre o jogo' sobre posição da Audi em ranking de motores da F1 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Binotto 'abre o jogo' sobre posição da Audi em ranking de motores da F1 2026
F1 - Russell deseja ter Verstappen como companheiro: "É com ele que eu gostaria de competir"

F1 - Russell deseja ter Verstappen como companheiro: "É com ele que eu gostaria de competir"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Russell deseja ter Verstappen como companheiro: "É com ele que eu gostaria de competir"
F1: Motores de 2026 podem gerar potência mesmo sem aceleração; entenda

F1: Motores de 2026 podem gerar potência mesmo sem aceleração; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Motores de 2026 podem gerar potência mesmo sem aceleração; entenda
F1 - Verstappen aprovou demissão de Horner: "Estilo da Red Bull havia se perdido"

F1 - Verstappen aprovou demissão de Horner: "Estilo da Red Bull havia se perdido"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Verstappen aprovou demissão de Horner: "Estilo da Red Bull havia se perdido"
F1: Por que Wolff insiste que carros de 2026 podem alcançar 400km/h

F1: Por que Wolff insiste que carros de 2026 podem alcançar 400km/h

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que Wolff insiste que carros de 2026 podem alcançar 400km/h
F1: CEO da Red Bull detalha plano para manter Verstappen

F1: CEO da Red Bull detalha plano para manter Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: CEO da Red Bull detalha plano para manter Verstappen
F1: "Poderíamos fazer um documentário completo" sobre rixa com Ocon, explica Gasly

F1: "Poderíamos fazer um documentário completo" sobre rixa com Ocon, explica Gasly

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Poderíamos fazer um documentário completo" sobre rixa com Ocon, explica Gasly
MotoGP: Marc Márquez define data para voltar a pilotar após lesão

MotoGP: Marc Márquez define data para voltar a pilotar após lesão

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Marc Márquez define data para voltar a pilotar após lesão

F1: Vettel atribui acidente com Verstappen a "erro de cálculo"

Eles brigavam pelo terceiro lugar no GP da Grã-Bretanha, mas ferrarista encheu a traseira do holandês

Sebastian Vettel, Ferrari SF90 running into the back of Max Verstappen, Red Bull Racing RB15

Sebastian Vettel disse que seu acidente com Max Verstappen no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 foi motivado por um erro de cálculo, já que achou que poderia dar o troco no piloto da Red Bull ao ultrapassá-lo por dentro na tomada da curva em que os dois bateram.

O alemão e o holandês estavam envolvidos em uma emocionante batalha pelo terceiro lugar na 37ª volta, quando Verstappen conseguiu fazer um movimento pelo canto da Stowe para tomar a posição do ferrarista.

Leia também:

Depois que o piloto da Red Bull perdeu um pouco de velocidade na saída da curva, Vettel pensou que havia uma chance de recuperar a posição. O tetracampeão calculou que havia uma porta aberta na parte de dentro do traçado, mas errou e encheu a traseira da Red Bull. O episódio é mais um da recente sequência de deslizes do alemão na última temporada, relembre todos no fim desta matéria.

Quando viu que, na realidade, o caminho estava fechado, Vettel tentou frear para evitar a batida, mas já era tarde demais: o bico dianteiro de sua Ferrari se chocou em cheio na traseira da Red Bull e os dois carros foram parar na área de escape.

"Ele me passou na Stowe e ele abriu um pouco a tangência, então consegui uma saída melhor da curva 15", explicou Vettel. “Então, do meu ponto de vista, parecia que ele estava dando um pouco de espaço por dentro, então quis ultrapassar nesse ponto. Mas, no momento em que eu vi que não ia dar, já era tarde demais. Tentei voltar para a direita, mas estava muito em cima para evitar o acidente”.

“No fim, foi meu erro. Eu também falei com o Max depois. Obviamente ele estava um pouco mais rápido e se aproximou muito rápido, então passou muito facilmente antes da curva 15. Mas depois abriu um pouco, então pensei que poderia dar o troco. Como eu disse, achei que havia um espaço que não estava lá. Foi um erro de cálculo meu".

Em função do acidente, Vettel recebeu uma penalidade de 10 segundos no tempo de prova, bem como dois pontos em sua licença. Ele também acabou mais prejudicado que Verstappen após a batida: o holandês ainda conseguiu se recuperar para terminar em quinto, mas o alemão caiu para o fim do grid e ficou em 16º, na penúltima posição.

Depois da corrida, Vettel imediatamente pediu desculpas a Verstappen: "É claro que inicialmente pensei que havia um espaço, mas depois de algumas voltas percebi que era um erro meu", acrescentou. “Então fui até Max e contei o que pensava. Para mim, isso é mais importante do que qualquer decisão de comissário, para ser honesto”.

Erros de Vettel

A batida do tetracampeão em Verstappen na corrida do último domingo é o mais recente episódio de uma sucessão de erros de Vettel nas últimas duas temporadas. Em 2019, é o segundo erro grave do alemão, após rodada em disputa com Lewis Hamilton no GP do Bahrein. Na galeria especial abaixo, o Motorsport.com relembra os deslizes do piloto nos últimos tempos. Confira:

GALERIA: Erros recentes de Sebastian Vettel na Fórmula 1

GP do Azerbaijão, 2017
Em segundo logo atrás de Lewis Hamilton, Sebastian Vettel acabou acertando o britânico antes de uma relargada. Acreditando que Hamilton freou propositalmente, ele jogou seu carro na Mercedes. O alemão tomou um stop and go de 10 segundos e chegou apenas em quarto.
GP do México, 2017
Perdendo o primeiro lugar na saída, Vettel bateu em Hamilton após ser superado pelo britânico e por Max Verstappen. Ele quebrou sua asa dianteira e furou o pneu de Hamilton - o que não impediu o tetracampeonato de Lewis naquele dia.
GP do Azerbaijão, 2018
Depois de fazer a pole e liderar a maior parte da prova, Vettel perdeu a liderança devido a um pit stop em um Safety Car. Na relargada, ele arriscou passar o então líder, Valtteri Bottas, logo na primeira curva. Ele travou seus pneus e passou reto. Perdendo rendimento, Seb ainda foi ultrapassado por Hamilton, Raikkonen e Perez, terminando em quarto após o abandono de Bottas pelo estouro de um de seus pneus.
GP da França, 2018
Tentando superar Bottas na largada, o alemão encheu a traseira do finlandês na primeira curva, destruiu sua asa dianteira e teve que ir aos pits. Saindo em terceiro, ele chegou em quarto no dia de mais uma vitória de Hamilton.
GP da Alemanha, 2018
Com uma boa vantagem à frente, Vettel foi vítima de uma garoa que caia no circuito de Hockenheim, acabou errando e batendo. Com o Safety Car entrando na pista, Hamilton – que largara de 14º após um problema mecânico na classificação – viu Bottas e Kimi indo para os pits e ficou na pista. Ele assumiu a liderança e ganhou a prova.
GP da Itália, 2018
Após atacar Raikkonen sem sucesso na primeira chicane da corrida, Vettel foi acossado por Hamilton chegando para a segunda chicane. Por dentro, ele arriscou frear tarde para se defender, bateu no carro de Lewis e acabou rodando. O piloto, que tinha provavelmente o melhor conjunto para a pista de Monza, chegou apenas em quarto na vitória de Hamilton.
GP do Japão, 2018
Saindo de nono após um erro da Ferrari na classificação, Vettel arriscou uma ultrapassagem em Verstappen no início da corrida na curva Spoon, tocou com o holandês e rodou. Ele só pôde ser o sexto em mais uma vitória de Hamilton.
GP dos EUA, 2018
Saindo de quinto, o alemão foi para cima de Daniel Ricciardo na primeira volta, arriscou em uma freada e novamente rodou. Depois de cair diversas posições, ele subiu para quarto evitando o título de Hamilton, que chegou em terceiro. Lewis foi o campeão da prova seguinte.
GP do Bahrein, 2019
Depois de superar o parceiro Leclerc na largada pela liderança, ele viu o monegasco dando o troco após algumas voltas. Em seguida, Sebastian começou seu duelo com Hamilton. Ele foi atacado pelo britânico depois de sua segunda parada. E tentando se manter à frente de Lewis, ele errou e acabou rodando. Ovalizando seus pneus, ele acabou perdendo a asa dianteira após voltar à pista. Vettel terminou em quinto.
9
Artigo anterior Receio de choque elétrico da equipe faz Albon ficar fora da zona de pontos na Inglaterra
Próximo artigo Rachadura nas asas causou drama da Red Bull antes da largada em Silverstone

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros