F1: Vettel atribui acidente com Verstappen a "erro de cálculo"
Eles brigavam pelo terceiro lugar no GP da Grã-Bretanha, mas ferrarista encheu a traseira do holandês
Sebastian Vettel disse que seu acidente com Max Verstappen no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 foi motivado por um erro de cálculo, já que achou que poderia dar o troco no piloto da Red Bull ao ultrapassá-lo por dentro na tomada da curva em que os dois bateram.
O alemão e o holandês estavam envolvidos em uma emocionante batalha pelo terceiro lugar na 37ª volta, quando Verstappen conseguiu fazer um movimento pelo canto da Stowe para tomar a posição do ferrarista.
Depois que o piloto da Red Bull perdeu um pouco de velocidade na saída da curva, Vettel pensou que havia uma chance de recuperar a posição. O tetracampeão calculou que havia uma porta aberta na parte de dentro do traçado, mas errou e encheu a traseira da Red Bull. O episódio é mais um da recente sequência de deslizes do alemão na última temporada, relembre todos no fim desta matéria.
Quando viu que, na realidade, o caminho estava fechado, Vettel tentou frear para evitar a batida, mas já era tarde demais: o bico dianteiro de sua Ferrari se chocou em cheio na traseira da Red Bull e os dois carros foram parar na área de escape.
"Ele me passou na Stowe e ele abriu um pouco a tangência, então consegui uma saída melhor da curva 15", explicou Vettel. “Então, do meu ponto de vista, parecia que ele estava dando um pouco de espaço por dentro, então quis ultrapassar nesse ponto. Mas, no momento em que eu vi que não ia dar, já era tarde demais. Tentei voltar para a direita, mas estava muito em cima para evitar o acidente”.
“No fim, foi meu erro. Eu também falei com o Max depois. Obviamente ele estava um pouco mais rápido e se aproximou muito rápido, então passou muito facilmente antes da curva 15. Mas depois abriu um pouco, então pensei que poderia dar o troco. Como eu disse, achei que havia um espaço que não estava lá. Foi um erro de cálculo meu".
Em função do acidente, Vettel recebeu uma penalidade de 10 segundos no tempo de prova, bem como dois pontos em sua licença. Ele também acabou mais prejudicado que Verstappen após a batida: o holandês ainda conseguiu se recuperar para terminar em quinto, mas o alemão caiu para o fim do grid e ficou em 16º, na penúltima posição.
Depois da corrida, Vettel imediatamente pediu desculpas a Verstappen: "É claro que inicialmente pensei que havia um espaço, mas depois de algumas voltas percebi que era um erro meu", acrescentou. “Então fui até Max e contei o que pensava. Para mim, isso é mais importante do que qualquer decisão de comissário, para ser honesto”.
Erros de Vettel
A batida do tetracampeão em Verstappen na corrida do último domingo é o mais recente episódio de uma sucessão de erros de Vettel nas últimas duas temporadas. Em 2019, é o segundo erro grave do alemão, após rodada em disputa com Lewis Hamilton no GP do Bahrein. Na galeria especial abaixo, o Motorsport.com relembra os deslizes do piloto nos últimos tempos. Confira:
GALERIA: Erros recentes de Sebastian Vettel na Fórmula 1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.