F1: Wolff apoia presidente da FIA em luta contra pilotos falarem palavrões

Chefe de equipe da Mercedes discorda de muitas das políticas de Ben Sulayem, mas diz que está alinhado com ele em relação à tal postura

Toto Wolff, chefe de equipe e CEO da Mercedes-AMG F1 Team, fala com a mídia

A saga do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, de eliminar os palavrões da Fórmula 1 recebeu o improvável apoio do chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff.

Embora Wolff não esteja de acordo com Ben Sulayem em todos os tópicos da F1, ele acredita que vale a pena lutar pelos esforços para limpar a imagem dos pilotos, graças a uma experiência pessoal que teve recentemente.

Leia também:

Em meio a um debate contínuo sobre a atuação dos pilotos como modelos, Wolff diz que o impacto da linguagem que eles usam pode influenciar os jovens que acompanham as corridas.

Entende-se que Wolff e Ben Sulayem se encontraram no GP de Abu Dhabi, que encerrou a temporada, e como parte da conversa, esse assunto foi discutido.

"Tenho um filho de sete anos que anda de kart e que assiste a tudo", disse Wolff. "Foi a primeira vez, há alguns meses, que ele disse 'que m****', e eu perguntei 'de onde você ouviu isso?' Ele disse que foi dos pilotos".

"Portanto, tenho meus conflitos com Mohammed, mas, nesse caso, os motoristas, todos os motoristas, são modelos a seguir. Eles estão no ar e têm direito e poder".

"Discordo de muitas das outras coisas que ele [Ben Sulayem] propôs, mas acho que se você traduzir 'f***' para o seu próprio idioma ou para o meu, é muito rude. Eu nunca diria isso no rádio".

"George [Russell] e eu, e Lewis [Hamilton] tivemos essa conversa e eles sabem que eu não gosto disso. Portanto, estou perfeitamente satisfeito por podermos limitar isso".

Mohammed Ben Sulayem, President, FIA, with Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes-AMG

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, com Toto Wolff, diretor de equipe e CEO da Mercedes-AMG

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

"Há um punhado de pilotos, alguns nativos, outros não, que se destacam e, para mim, eu ficaria feliz em sancionar isso ainda mais. Essa é apenas a minha opinião".

Ben Sulayem revelou esforços para reprimir a prevalência de palavrões antes do GP de Singapura - e no fim de semana o campeão Max Verstappen foi punido por usar um palavrão em uma coletiva de imprensa.

O holandês recebeu um dia de serviço comunitário da FIA, que ele cumpriu durante sua visita à festa de gala do prêmio oficial em Ruanda no último fim de semana.

Em entrevista recente ao Motorsport.com, Ben Sulayem estava convencido de que estava fazendo a coisa certa ao trazer a questão dos palavrões para os holofotes.

Perguntado se achava que valia a pena brigar com base na polêmica que seus comentários causaram, Ben Sulayem disse: "Luta? Para limpar o esporte, sim".

"Mas fui eu que escrevi essas regras sobre palavrões? Fui eu quem as implementou e as fiscalizou? Eu lhe pergunto porque são os comissários. Não fui eu. São os comissários. Então você vai e pergunta a eles, por que isso acontece?"

"Estamos enviando uma mensagem para os jovens de qualquer idade com isso. E, desculpe-me, comerciais, filmes, eles são classificados de qualquer maneira".

Ben Sulayem acha que a atual geração de estrelas precisa refletir sobre como outros heróis esportivos icônicos se comportaram no passado.

Mohammed Ben Sulayem, President, FIA

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

"Temos que dizer palavras grosseiras? Honestamente", acrescentou Ben Sulayem.

"Michael Schumacher disse isso? Mohammed Ali disse isso? Ele disse que era um linguarudo. Mas ele alguma vez disse isso [um palavrão]? Será que Pelé disse isso?

"Estamos em um esporte muito especial e temos que protegê-lo dos palavrões. Palavras ruins das quais eu sempre discordarei", conclui.

Di Grassi NA LATA: F-E, Bortoleto X Hulk, DÚVIDA sobre HAMILTON e Ferrari, título de MAX à la Piquet

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #312 - Ricardo Molina: estreia de Bortoleto na Sauber, RISCO de Hamilton, FRAGILIDADE de Lando

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ricciardo brinca sobre rumores com a Cadillac: "Não, para mim chega" de F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros