Recomendado para você

MotoGP: Bezzechi lidera treino na Áustrália e Fernandez fecha dobradinha da Aprilia

MotoGP: Bezzechi lidera treino na Áustrália e Fernandez fecha dobradinha da Aprilia

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
MotoGP: Bezzechi lidera treino na Áustrália e Fernandez fecha dobradinha da Aprilia
Moto2: Diogo Moreira lidera treino na Áustrália; González sofre duas quedas

Moto2: Diogo Moreira lidera treino na Áustrália; González sofre duas quedas

Moto2
Moto2
Moto2: Diogo Moreira lidera treino na Áustrália; González sofre duas quedas
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP dos EUA, em Austin

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP dos EUA, em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treino e quali sprint do GP dos EUA, em Austin
Lucas Moraes conquista mais um pódio e chega à reta final do Mundial de Rally na vice-liderança

Lucas Moraes conquista mais um pódio e chega à reta final do Mundial de Rally na vice-liderança

Rally
Rally
Abu Dhabi Desert challenge
Lucas Moraes conquista mais um pódio e chega à reta final do Mundial de Rally na vice-liderança
F1: Piastri afirma que McLaren não está favorecendo Norris e os deixará brigar pelo título

F1: Piastri afirma que McLaren não está favorecendo Norris e os deixará brigar pelo título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Piastri afirma que McLaren não está favorecendo Norris e os deixará brigar pelo título
F1 - Antonelli admite 'incerteza' para 2027: "Preciso mostrar desempenho"

F1 - Antonelli admite 'incerteza' para 2027: "Preciso mostrar desempenho"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Antonelli admite 'incerteza' para 2027: "Preciso mostrar desempenho"
F1: FIA altera regulamento de 2026 visando menor desigualdade entre fabricantes

F1: FIA altera regulamento de 2026 visando menor desigualdade entre fabricantes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: FIA altera regulamento de 2026 visando menor desigualdade entre fabricantes
F1: Hamilton critica rumores sobre suposta ida de Horner à Ferrari

F1: Hamilton critica rumores sobre suposta ida de Horner à Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Hamilton critica rumores sobre suposta ida de Horner à Ferrari

Ferrari afirma que SF16-H possui conceitos "inovadores"

Equipe italiano diz que há conceitos inovadores no novo carro para a temporada 2016 da Fórmula 1; SF16-H apresentou nariz curto na dianteira e suspensão dianteira push-rod, que não era visto em um carro da equipe desde 2011

The Ferrari SF16-H
Detalhe do Ferrari SF16-H
Kimi Raikkonen, Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari, Kimi Raikkonen, Ferrari and Maurizio Arrivabene, Ferrari Team Principal
Sebastian Vettel, Ferrari
The Ferrari SF16-H
The Ferrari SF16-H
The Ferrari SF16-H
Detalhe do Ferrari SF16-H
Detalhe do Ferrari SF16-H
Detalhe do Ferrari SF16-H

A Ferrari apresentou nesta sexta-feira (19) o novo carro para a disputa da temporada 2016 da Fórmula 1, o SF16-H. Além das mudanças no esquema de cores, com maior presença da cor branca, a equipe italiana alega que as novidades vão muito além da estética.

Visualmente, as diferenças em relação ao carro de 2015 são o nariz da asa dianteira, com uma solução semelhante à da Williams, e a volta do sistema push-rod na suspensão dianteira - o que não era visto em um carro da Ferrari desde 2011.

"Temos algumas coisas diferentes - o nariz da asa dianteira está mais alto, o que muda o fluxo de ar e isso é importante, pois terá um impacto positivo na aerodinâmica. Além disso, após quatro anos utilizando o sistema pull-rod na suspensão dianteira, mudamos para o sistema push-rod", disse Simone Resta, chefe de projetos da equipe de Maranello.

"Trabalhamos melhor com o peso e avançamos em relação ao ano passado. Fizemos mudanças nos sidepods e os radiadores são diferentes - tentamos tirar vantagem nos sistemas de arrefecimento", afirmou.

Ao falar sobre o conceito geral do carro, que inclui uma traseira mais compacta, Resta ressaltou o tempo dedicado ao projeto. "Iniciamos os trabalhos neste carro há um ano e o direcionamento dado a ele foi bastante ambicioso. Tentamos revisitar e revisar cada detalhe."

Inovações na unidade de potência

Segundo apurou o Motorsport.com, a Ferrari fez mudanças significativas na unidade de potência para 2016, o que inclui revisão geral no motor e mudança de posicionamento dos componentes dos  sistemas de recuperação de energia.

"Em comparação com o ano passado, trabalhamos em duas áreas: na arquitetura, tentamos reduzir as dimensões ao máximo para auxiliar na aerodinâmica - o carro novo é mais compacto, mudamos os componentes de lugar. Além disso, tentamos melhorar o sistema de combustão, por exemplo", disse Matteo Binotto, chefe de motores da Ferrari.

"Estes são os primeiros passos se compararmos com o passado, um passo adiante. Temos feito escolhas técnicas importantes e inovadoras", completou Binotto.

Artigo anterior Otimistas, Vettel e Arrivabene falam em título para Ferrari
Próximo artigo Para Horner, F1 não pode errar em mudanças para 2017

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros