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Ferrari afirma que SF16-H possui conceitos "inovadores"

Equipe italiano diz que há conceitos inovadores no novo carro para a temporada 2016 da Fórmula 1; SF16-H apresentou nariz curto na dianteira e suspensão dianteira push-rod, que não era visto em um carro da equipe desde 2011

The Ferrari SF16-H
Detalhe do Ferrari SF16-H
Kimi Raikkonen, Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari, Kimi Raikkonen, Ferrari and Maurizio Arrivabene, Ferrari Team Principal
Sebastian Vettel, Ferrari
The Ferrari SF16-H
The Ferrari SF16-H
The Ferrari SF16-H
Detalhe do Ferrari SF16-H
Detalhe do Ferrari SF16-H
Detalhe do Ferrari SF16-H

A Ferrari apresentou nesta sexta-feira (19) o novo carro para a disputa da temporada 2016 da Fórmula 1, o SF16-H. Além das mudanças no esquema de cores, com maior presença da cor branca, a equipe italiana alega que as novidades vão muito além da estética.

Visualmente, as diferenças em relação ao carro de 2015 são o nariz da asa dianteira, com uma solução semelhante à da Williams, e a volta do sistema push-rod na suspensão dianteira - o que não era visto em um carro da Ferrari desde 2011.

"Temos algumas coisas diferentes - o nariz da asa dianteira está mais alto, o que muda o fluxo de ar e isso é importante, pois terá um impacto positivo na aerodinâmica. Além disso, após quatro anos utilizando o sistema pull-rod na suspensão dianteira, mudamos para o sistema push-rod", disse Simone Resta, chefe de projetos da equipe de Maranello.

"Trabalhamos melhor com o peso e avançamos em relação ao ano passado. Fizemos mudanças nos sidepods e os radiadores são diferentes - tentamos tirar vantagem nos sistemas de arrefecimento", afirmou.

Ao falar sobre o conceito geral do carro, que inclui uma traseira mais compacta, Resta ressaltou o tempo dedicado ao projeto. "Iniciamos os trabalhos neste carro há um ano e o direcionamento dado a ele foi bastante ambicioso. Tentamos revisitar e revisar cada detalhe."

Inovações na unidade de potência

Segundo apurou o Motorsport.com, a Ferrari fez mudanças significativas na unidade de potência para 2016, o que inclui revisão geral no motor e mudança de posicionamento dos componentes dos  sistemas de recuperação de energia.

"Em comparação com o ano passado, trabalhamos em duas áreas: na arquitetura, tentamos reduzir as dimensões ao máximo para auxiliar na aerodinâmica - o carro novo é mais compacto, mudamos os componentes de lugar. Além disso, tentamos melhorar o sistema de combustão, por exemplo", disse Matteo Binotto, chefe de motores da Ferrari.

"Estes são os primeiros passos se compararmos com o passado, um passo adiante. Temos feito escolhas técnicas importantes e inovadoras", completou Binotto.

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