Ferrari explica ordem para Leclerc não atacar Vettel na Austrália
Chefe da equipe diz que não valia a pena correr riscos disputando apenas a quarta posição; Binotto também impediu Leclerc de tentar volta mais rápida
Em sua estreia pela Ferrari no GP da Austrália, Charles Leclerc ficou em quinto e já teve de lidar com as famosas ordens de equipe dos italianos. O novo piloto da escuderia tinha ritmo melhor que o companheiro Sebastian Vettel quando o time disse ao monegasco para não ultrapassar, alegando que "não havia razão" para correr o risco pelo quarto lugar. O ex-Alfa Romeo então perguntou se deveria ficar atrás e teve a seguinte resposta: "sim, e volte a ter alguma margem".
O chefe da equipe italiana, Mattia Binotto, tentou explicar: "Quando Seb apostou nos pneus médios, não teve o controle que esperava. Ele foi ultrapassado por Max Verstappen, então decidimos trazer o carro para casa. Ele estava administrando os pneus até o final. Faltando 10 voltas para o final, decidimos não correr riscos e manter posições para garantir os pontos”.
A declaração de Binotto vai ao encontro do que ele declarou durante a pré-temporada, quando deixou claro que Vettel seria priorizado no início da temporada “se a situação exigisse”, já que ele é o foco inicial da Ferrari. O novo chefe da equipe também disse que instruir seus pilotos a manterem posições em Melbourne não foi nem "difícil" nem uma "decisão", porque não fazia sentido deixá-los correr o risco quando não era pela vitória.
"Como eu disse, Sebastian estava controlando seu ritmo por causa da falta de aderência e trazendo o carro para casa. Charles teve um ótimo segundo stint, mas não havia razão para arriscar a 10 voltas do final. Eles não estavam lutando pela primeira posição", disse o substituto de Maurizio Arrivabene no comando do time fundado por Enzo Ferrari.
Na largada, os dois pilotos da escuderia quase se tocaram: na primeira curva, Leclerc tentou ultrapassar Vettel por fora, mas o alemão fechou a porta e o monegasco teve que ir para a grama para evitar uma colisão.
Outra decisão controversa de Binotto foi a de não promover a troca de pneus de Leclerc no fim da prova, quando o novo piloto da equipe estava bem distante de Kevin Magnussen, da Haas, e poderia ter tentado o ponto extra pela volta mais rápida. O chefe da Ferrari foi conservador novamente.
"Eu acho que nessa fase, sempre que você para, pode ser um risco. Foi mais importante para nós trazer o carro para casa, marcar os pontos. Em corridas nas quais você não é o melhor, ainda é importante marcar pontos. Essa foi a nossa escolha. Vamos rever a corrida e, eventualmente, a decisão, mas esse foi o motivo."
Leclerc disse que tentou fazer giros velozes para conquistar a pontuação extra mesmo com pneus velhos, mas o monegasco não conseguiu bater a marca de Valtteri Bottas, da Mercedes. "Tentamos na última volta, mas não foi suficiente", disse Leclerc. "Não queríamos correr o risco de fazer um pitstop. Só queríamos terminar esta corrida limpa. Eu tentei, mas fiquei longe por uma grande margem".
Charles Leclerc, Ferrari SF90 runs wide
Photo by: Andy Hone / LAT Images
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