Recomendado para você

F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário

F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Cinco equipes já divulgaram data de lançamento do carro de 2026; confira calendário
ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor

ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
ANÁLISE F1: McLaren e Red Bull chegam a duelo final com 'filosofias' opostas; Abu Dhabi mostrará qual é a melhor
F1: Verstappen exigiu pedido público de desculpas da Red Bull a Antonelli, diz site

F1: Verstappen exigiu pedido público de desculpas da Red Bull a Antonelli, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Verstappen exigiu pedido público de desculpas da Red Bull a Antonelli, diz site
F1 - Piero Ferrari diz que crise na equipe "dói": "É um golpe e um soco no estômago"

F1 - Piero Ferrari diz que crise na equipe "dói": "É um golpe e um soco no estômago"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Piero Ferrari diz que crise na equipe "dói": "É um golpe e um soco no estômago"
Fica de olho Norris? Histórico de brigas triplas pelo título na F1 não favorece o líder; entenda

Fica de olho Norris? Histórico de brigas triplas pelo título na F1 não favorece o líder; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Fica de olho Norris? Histórico de brigas triplas pelo título na F1 não favorece o líder; entenda
F1: Quantos pontos Norris, Verstappen e Piastri 'perderam' em 2025?

F1: Quantos pontos Norris, Verstappen e Piastri 'perderam' em 2025?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Quantos pontos Norris, Verstappen e Piastri 'perderam' em 2025?
F1: McLaren revela pintura especial para GP de Abu Dhabi

F1: McLaren revela pintura especial para GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: McLaren revela pintura especial para GP de Abu Dhabi
Drugovich está pronto para abrir sua primeira temporada completa na Fórmula E

Drugovich está pronto para abrir sua primeira temporada completa na Fórmula E

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Drugovich está pronto para abrir sua primeira temporada completa na Fórmula E
Últimas notícias

Ferrari se surpreende com motivo de pane do motor de Vettel

Equipe esperava que problema estivesse nos injetores de combustível, mas análise mostrou que uma série de circunstâncias desencadeadas por um problemas eletrônico provocou a falha

Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H

A pane do motor de Sebastian Vettel no GP do Bahrein foi o resultado de uma "tempestade perfeita" de circunstâncias relacionadas ao mapeamento eletrônico, o Motorsport.com pode revelar.

O alemão não conseguiu fazer o largada em Sakhir após o motor explodir espetacularmente na volta de formação de grid, com o fumaça saindo da parte de trás de seu carro.

Embora a suspeita inicial girasse em torno de uma quebra dos injetores de combustível, uma análise detalhada em Maranello nesta semana confirmou que era algo totalmente diferente.

A parte que falhou foi uma válvula de escape, mas curiosamente técnicos da Ferrari acreditam que este foi o resultado final do problema, e não a causa.

Eles acreditam que um problema com a configuração do motor, relacionado à gestão eletrônica enquanto ele estava funcionando em baixa velocidade, desencadeou um conjunto de circunstâncias que forçou a válvula além de seus parâmetros normais de funcionamento, e causou a falha.

A análise da Ferrari de que um problema eletrônico foi o culpado poderia explicar por que os técnicos não tinham descoberto nenhum problema com a unidade de potência antes da corrida.

Se houvesse qualquer indício de preocupação, então a Ferrari não teria hesitado em mudar o motor.

Novo motor na China

Enquanto a desistência no GP do Bahrein foi um golpe para Vettel, e significa que ele terá que usar um segundo motor na China, o fato de que o problema foi causado pela parte eletrônica significa que não deve haver nenhuma preocupação sobre a existência de um problema fundamental no projeto da unidade de potência.

Medidas serão tomadas para a corrida de Xangai com a intenção de garantir que não haja repetição do problema quando a Ferrari estiver operando em baixas velocidades.

A análise do motor de Vettel também confirmou que não havia semelhanças entre o seu problema e a pane no turbo que colocou Kimi Raikkonen para fora do GP da Austrália.

Artigo anterior Chefe garante que confiança de Kvyat está inabalada
Próximo artigo Equipes se unem por classificação de 2015 e pressionam FIA

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros