FIA explica por que Alonso não foi punido em Spa
Diretor de provas de Fórmula 1 explicou que espanhol não infringiu o regulamento em incidente com Palmer
Na reunião dos pilotos da Fórmula 1 desta sexta-feira (1), se deu um debate sobre porque de Kevin Magnussen foi penalizado por sua ação contra Nico Hulkenberg no GP húngaro e porque Fernando Alonso não recebeu sanção na Bélgica por ato semelhante com Joylon Palmer.
Palmer disse que o estilo de condução de Alonso era "idêntico" ao de Magnussen, que tirou o Hulkenberg da pista.
Fernando Alonso e Joylon Palmer se juntaram a Rivage, e na disputa pela 12ª posição, o piloto da McLaren colocou por dentro, no vértice da curva. Palmer ficou por fora, mas saiu da pista quando Alonso permaneceu e, assim, ganhou a posição.
Whiting mostrou aos pilotos a sequência de imagens das câmeras dos pilotos em ambos os incidentes, o que mostrava que Hulkenberg tinha seu carro na frente, por isso Magnussen recebeu a sanção.
Embora no outro caso tenha sido muito leve, a análise das imagens mostrou que Palmer não tinha a sua roda na frente e, portanto, o incidente não foi investigado pelos comissários.
De acordo com as diretrizes da FIA, que foram esclarecidas para os pilotos em 2013, se um piloto pretende ultrapassar por fora e no vértice da curva está à frente, deve ter espaço na saída da curva.
Como Alonso estava à frente e conhecia as regras, levou ao extremo seu direito de usar toda a largura da pista e conseguir a posição.
Falando sobre a reunião dos pilotos, Grosjean disse: "Vimos alguns incidentes como o de Hulkenberg/ Magnussen e Alonso/Palmer e não encontramos nenhuma diferença".
Quando perguntado por que Whiting não investigou o incidente entre Palmer e Alonso, Grosjean disse: "Eles pensaram que Palmer não estava à frente no vértice da curva, então ele não precisava deixar espaço na saída da curva, e agora nos deixam saber que podemos jogar com esse espaço".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.