FIA não vai impor nenhuma proibição de publicidade de bebida alcoólica, afirma Todt
Mesmo com a pressão de organização europeia, FIA não pretende agir contra isso, pois não é de sua jurisdição





Após uma forte pressão de uma organização política europeia (Eurocare), que pediu a FIA para que se proibisse a publicidade e patrocínios de marcas de bebidas alcoólicas nas transmissões de F1, o Presidente da entidade, Jean Todt afirmou que não tomará nenhuma medida sobre esse assunto.
A Eurocare criticou a Fórmula 1, pois há um excesso de publicidade de bebidas alcoólicas na categoria e isso vai contra todas as leis de conscientização contra o consumo de bebidas e direção. Entretanto, Todt rechaçou a ideia, pois sabe que as marcas são grandes contribuintes financeiros para o esporte, após a proibição das propagadas de cigarro.
Além disso, o francês afirmou que proibir a exposição das marcas está fora da jurisdição da FIA e que isso depende dos países de cada etapa, como por exemplo o Bahrein e Abu Dhabi, locais que são proibidos as publicidades de bebidas alcoólicas.
“O uso de publicidade ao álcool não está relacionada com a FIA. Está ligada a cada país em que a F1 visita. Eu sou completamente contra beber e dirigir, mas cada país precisa para fazer o seu próprio trabalho”, disse Todt em um Fórum na Alemanha.
"Você não pode simplesmente proibir o álcool, não é possível, mas você pode educar as pessoas a não beber e dirigir. Então, nós estamos trabalhando muito na educação, porque sabemos que é um tema fundamental a ser tratado", acrescenta.
Atualmente três equipes contém publicidades de bebidas em seus carros: a Mclaren (Johnnie Walker), a Williams (Martini) e a Force India (Smirnoff e Kingfisher).
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.