Recomendado para você

F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Em fim de semana complicado no Catar, pilotos da Ferrari 'se divertem' com matemática do título
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: "McLaren tem medo de tomar decisões", indica Montoya sobre estratégia do Catar
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
ePrix de São Paulo de Fórmula E: Confira horários e como ver a etapa brasileira, com Di Grassi e Drugovich
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
GP do Abu Dhabi de F1: Confira horários e como assistir à grande final da temporada 2025, com F2
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Vasseur indica interesse em Rafa Câmara no futuro da Ferrari
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria

Stock Car
Stock Car
Brasília
Stock Car: Bruno Baptista passa por cirurgia em SP e comenta segurança dos carros da categoria
Grande final em Interlagos: Veja tabela do campeonato 2025 da Stock Car após Brasília

Grande final em Interlagos: Veja tabela do campeonato 2025 da Stock Car após Brasília

Stock Car
Stock Car
Brasília
Grande final em Interlagos: Veja tabela do campeonato 2025 da Stock Car após Brasília
F1 - "Pior cenário": Chefes de equipe comentam estratégia da McLaren no Catar

F1 - "Pior cenário": Chefes de equipe comentam estratégia da McLaren no Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - "Pior cenário": Chefes de equipe comentam estratégia da McLaren no Catar

Fora da Haas, Steiner fala sobre chefes tratados como técnicos de futebol na F1

"É preciso olhar quais são os planos para 2026/2027. E as pessoas não querem ouvir isso"; confira no Motorsport.com

Guenther Steiner

Chefe de equipe da Haas na Fórmula 1 a partir de 2014, antes mesmo da entrada da escuderia dos Estados Unidos no grid em 2016, Gunther Steiner não teve seu contrato renovado pelo dono do time, Gene Haas, e está fora do comando, sendo substituído por Ayao Komatsu de 2024 adiante.

Para Steiner, as recentes trocas de chefia na F1 refletem uma mentalidade semelhante à adotada pelos cartolas do futebol, em que os técnicos dos clubes são demitidos com frequência. De acordo com Gunther, isso mostra que alguns proprietários dos grupos da F1 "não entendem" a categoria.

O editor recomenda:

Para se ter uma ideia, neste momento, o chefe de equipe da Aston Martin, Mike Krack, que assumiu o cargo no fim de 2021, já é o terceiro comandante mais longevo da elite global do esporte a motor, atrás de Toto Wolff, à frente da Mercedes desde 2013, e Christian Horner (Red Bull-2005)

O antecessor de Krack, aliás, protagonizou um caso interessante recentemente: após deixar a Aston em 2021, Otmar Szafnauer foi para a Alpine em 2022 e acabou demitido da equipe no meio de 2023, sendo substituído por Bruno Famin.

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com durante o Autosport International Show de 2024, Gunther afirmou: “Acho que se você não tiver um desempenho ou se não tiver os resultados, é o mais fácil a fazer [demitir o chefe de equipe, caso você seja o proprietário do time]. Mas é o melhor caminho? Não sei e estou tentando não sentir pena de mim mesmo – tive uma boa experiência. Mas isso parece ser a tendência no momento.”

“A F1, em 2024, na minha opinião, olhando para o GP do Bahrein (disputado em 2 de março) este ano, é muito tarde [para uma mudança de gestão ter impacto]. Você não pode mais mudar – o que acontece, está feito. O dano está feito."

"É preciso olhar quais são os planos para 2026/2027. E as pessoas não querem ouvir isso. Porque tudo é sobre o próximo resultado", ponderou Steiner, citando a necessidade de uma visão de longo prazo para os proprietários de escuderias da categoria máxima do automobilismo mundial. 

“Não é como o futebol, onde você troca alguns jogadores e pode fazer uma grande diferença. Na F1, você não pode fazer isso, mas acho que esse entendimento não existe. Porque se as pessoas mudarem e a visão das equipas não mudar, nada vai mudar", completou o agora ex-chefe da Haas.

Motorsport Business #9 – ANDRÉ DUEK: Vida de corridas e negócios, e o valor de empreender nas pistas

Podcast #264 – O que Gil de Ferran deixa para o automobilismo?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Ecclestone dá declaração polêmica sobre Steiner após demissão de Gunther da Haas
Próximo artigo Massa faz análise contundente sobre o momento da Ferrari na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros