Recomendado para você

F1: Felipe Drugovich anuncia saída da Aston Martin depois de três anos como piloto reserva

F1: Felipe Drugovich anuncia saída da Aston Martin depois de três anos como piloto reserva

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Felipe Drugovich anuncia saída da Aston Martin depois de três anos como piloto reserva
F1: Norris ainda pode ser campeão no Catar? Veja matemática para o título

F1: Norris ainda pode ser campeão no Catar? Veja matemática para o título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Norris ainda pode ser campeão no Catar? Veja matemática para o título
VÍDEO F1: Bortoleto visita hospitalidade da Aston Martin e se desculpa com Stroll após batida em Las Vegas

VÍDEO F1: Bortoleto visita hospitalidade da Aston Martin e se desculpa com Stroll após batida em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
VÍDEO F1: Bortoleto visita hospitalidade da Aston Martin e se desculpa com Stroll após batida em Las Vegas
F1 - Verstappen 'zoa' largada de Norris em Las Vegas: "Se preocupou com os retrovisores e esqueceu de frear"

F1 - Verstappen 'zoa' largada de Norris em Las Vegas: "Se preocupou com os retrovisores e esqueceu de frear"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 - Verstappen 'zoa' largada de Norris em Las Vegas: "Se preocupou com os retrovisores e esqueceu de frear"
F1: Conflitos entre Cowell e Newey podem resultar em Horner como novo chefe da Aston Martin; entenda

F1: Conflitos entre Cowell e Newey podem resultar em Horner como novo chefe da Aston Martin; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Conflitos entre Cowell e Newey podem resultar em Horner como novo chefe da Aston Martin; entenda
F1: Quais regras a McLaren quebrou no GP de Las Vegas?

F1: Quais regras a McLaren quebrou no GP de Las Vegas?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Quais regras a McLaren quebrou no GP de Las Vegas?
F1: McLaren assume a culpa por desclassificação de Norris e Piastri e explica problema

F1: McLaren assume a culpa por desclassificação de Norris e Piastri e explica problema

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: McLaren assume a culpa por desclassificação de Norris e Piastri e explica problema
F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança

F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança
F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança

F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: McLaren é desclassificada do GP de Las Vegas por irregularidade técnica e Verstappen fica mais perto da liderança
Análise

Hamilton e Bottas têm sistemas de largada diferentes na Mercedes

Dupla da Mercedes atacou Max Verstappen no início do GP da Hungria. Veja, no detalhe, a configuração de cada um

Mercedes AMG F1 W10, steering wheel Lewis Hamilton

Lewis Hamilton superou Max Verstappen no fim do GP da Hungria de Fórmula 1 (relembre a ultrapassagem em galeria especial no fim desta matéria), mas o britânico atacou o rival da Red Bull logo após a largada.

Quem também partiu para cima do holandês foi o outro piloto da Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas, que acabou tendo um problema na asa dianteira e saiu da briga pela vitória. De todo modo, as duas ‘Flechas de Prata’ quase tomaram a ponta já no começo da prova, em que Verstappen soube defender a liderança com maestria.

Leia também:

A importância da largada nas corridas contemporâneas da F1 levou o Motorsport.com a analisar os sistemas adotados pela dupla da Mercedes neste ano. Depois de começarem a temporada com esquemas semelhantes, Hamilton e Bottas tomaram caminhos diferentes ao longo do campeonato.

No começo de 2019, os dois pilotos tinham o mesmo sistema - um esquema de borboleta dupla à direita e à esquerda do volante. Este design apresenta dois orifícios para os dedos - como mostra a foto de Giorgio Piola, especialista em desenho técnico do Motorsport.com, acima. Os ‘buracos’ são usados ​​para permitir que eles sintam melhor e controlem a liberação da embreagem na largada.

Mercedes AMG F1 W10, cockpit

Mercedes AMG F1 W10, cockpit

Photo by: Giorgio Piola

No entanto, depois de saltos iniciais ruins na Austrália e do Bahrein, Hamilton mudou na China para um design diferente de borboleta - que reflete o conceito introduzido pela Ferrari em 2016.

Naquela época, a Ferrari abandonou o esquema de borboleta dupla e, em vez disso, optou por uma única peça que se estendia por toda a parte de trás do volante.

O uso de uma única ‘pá’ mais longa, em teoria, permite um controle mais preciso sobre o movimento da embreagem, porque ela percorre uma distância maior, o que deve permitir ao piloto julgar melhor como proporcionar a engrenada ideal.

Ferrari SF70H steering wheel comparsion Vettel and Raikkonen

Ferrari SF70H steering wheel comparsion Vettel and Raikkonen

Photo by: Giorgio Piola

Entretanto, no GP de Espanha de 2017, Vettel voltou ao sistema de borboleta dupla.

Mas, depois da forte largada de Kimi Raikkonen no GP de Singapura daquele ano – e de seu acidente naquela etapa –, Vettel voltou ao conceito da pá única.

Como mostra a ilustração de Giorgio Piola abaixo, Hamilton também preferiu ficar com o esquema de pá única adotado na China em 2019.

Mercedes AMG F1 W08, steering wheel Lewis Hamilton

Mercedes AMG F1 W08, steering wheel Lewis Hamilton

Photo by: Giorgio Piola

Seu sistema possui dois orifícios para os dedos do lado direito, com um arranjo de eixo agora ocupando o lado esquerdo, atrás do volante.

Por enquanto, porém, Bottas ficou com o conceito das borboletas duplas, já que ele parece feliz o bastante com suas largadas da corrida e prefere o design do começo do ano.

Embora Hamilton e Bottas usem diferentes arranjos de embreagem, a Mercedes não é a única equipe que tem arranjos diferentes para seus pilotos.

Na Ferrari, enquanto ambos os pilotos usam o sistema de pá única, eles têm diferentes maneiras de operá-lo.

Sebastian Vettel prefere usar sua mão esquerda para a embreagem, porque sua mão direita opera uma terceira pá misteriosa que supostamente muda as características de manuseio do carro ao longo de uma volta.

Charles Leclerc usa sua mão direita para a embreagem, de modo que seu sistema está montado do lado oposto.

Sebastian Vettel, Ferrari SF71H steering wheel rear detail

Sebastian Vettel, Ferrari SF71H steering wheel rear detail

Photo by: Giorgio Piola

GALERIA: Ultrapassagem de Hamilton sobre Verstappen no GP da Hungria

Lewis Hamilton ultrapassando Max Verstappen
Lewis Hamilton ultrapassando Max Verstappen
Lewis Hamilton ultrapassando Max Verstappen
Lewis Hamilton ultrapassando Max Verstappen
Lewis Hamilton ultrapassando Max Verstappen
Lewis Hamilton ultrapassando Max Verstappen
Lewis Hamilton ultrapassando Max Verstappen
Hamlton e Verstappen se abraçam
8
Artigo anterior Acreditando “ainda mais em Deus”, Kvyat admite que escondeu notícia de nascimento de filha
Próximo artigo Apesar de 'derrota' na Hungria, Verstappen fez mais pontos que Hamilton nas últimas cinco corridas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros