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Honda se diz preocupada com confiabilidade na Austrália

Yusuke Hasegawa admitiu que ainda está "preocupado" com a confiabilidade na abertura do campeonato, apesar do trabalho feito para resolver problemas recentes

Yusuke Hasegawa, Senior Managing Officer, Honda
Yusuke Hasegawa, Senior Managing Officer, Honda
Yusuke Hasegawa, Honda Senior Managing Officer
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Honda logo and nose detail of a McLaren MCL32
Fernando Alonso, McLaren, in cockpit
Fernando Alonso, McLaren

A Honda encarou um programa de testes de pré-temporada difícil, com as sessões em Barcelona afetadas por uma série de problemas.

Mas, embora haja esperança de que o trabalho feito tenha abordado a maioria de seus problemas de confiabilidade, Yusuke Hasegawa, chefe da fabricante japonesa, disse que ainda não tem total confiança de que eles foram completamente sanados.

"Nos últimos dois dias da segunda semana [de testes], o problema foi causado por uma vibração no carro", disse Hasegawa em Melbourne, nesta quinta-feira (23).

"Não era apenas um problema com o próprio motor, embora o que mais vibrava."

"O problema causou rachaduras em um tubo de carbono ao lado do carro. No entanto, eu não sei se esses problemas não ocorrerão novamente. Estou preocupado."

"Também é certo que os carros passaram por cima das zebras [em Barcelona] e isso causou alguma vibração. Se temos uma fraqueza no lado do carro, será preocupante."

A Honda diz que o trabalho no mapeamento do motor que deve melhorar os problemas de vibração mostrou progressos, mas a situação real seria revelada somente quando os carros estiverem na pista.

"Acho que a dirigibilidade está melhorando", acrescentou Hasegawa. "Fizemos alguns testes de bancada em Sakura, mas ainda não rodamos o motor na pista, então não sei como será a partir de hoje."

Outros problemas resolvidos

Embora ainda haja um ponto de interrogação sobre as vibrações, Hasegawa disse que outras questões que atingiram a Honda nos testes foram consertadas.

"No teste da Espanha, problemas no tanque de óleo aconteceram no primeiro dia e no próprio motor no segundo. Eu não vou entrar em detalhes, mas tomei medidas para saná-los", disse ele.

"No primeiro dia da segunda semana, tivemos problemas com o sistema elétrico e acho que a maior arte dele já foi resolvido."

"No segundo dia do teste da segunda semana, houve um vazamento de água do radiador, por isso desligamos o motor."

Sobre a questão do tanque de óleo, ele disse: "Era uma questão de design, havia uma placa que não era capaz de sugar corretamente o óleo, porque seu formato era ruim."

"Eu mudei isso, era um problema muito rudimentar."

Mais potência

Apesar de Fernando Alonso se queixar de falta de potência, Hasegawa insiste que o novo motor é melhor em desempenho que o de 2016.

No entanto, ele admite que a Honda não atingiu o objetivo que esperava.

"Sobre a falta de potência em comparação aos outros carros, não sei honestamente, mas acho que esse é o nosso problema."

"Ainda não atingimos o alvo que estabelecemos, mas não posso te dizer os números. Acho que é melhor do que tivemos em Abu Dhabi no ano passado, mas a aderência aumentou e, como os pneus são mais largos, o piloto pode sentir que a velocidade caiu."

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