Horner culpa prova no México em 2016 por punição nos EUA
Para chefe da Red Bull, prova que teve pódio modificado por três vezes foi o que motivou a pressa em dar penalidade a Verstappen em Austin
Max Verstappen foi retirado do terceiro lugar do GP dos Estados Unidos, depois que a FIA decidiu que ele havia ultrapassado Kimi Raikkonen, utilizando a parte de fora da pista. A pena de cinco segundos que recebeu o fez cair para a quarta posição.
Essa decisão provocou críticas generalizadas sobre a falta de consistência dos comissários e deixou o próprio Verstappen furioso, dizendo que as regras estavam "matando o esporte".
O chefe da Red Bull, Christian Horner, estava particularmente irritado pelo fato de que a decisão rápida significava que Verstappen não pôde se explicar e pensa que este foi um legado do que aconteceu no GP do México do ano passado.
Naquela prova, Verstappen recebeu uma penalidade pós-corrida similar e foi retirado da sala pré-pódio.
Mas Sebastian Vettel, que avançou para o terceiro lugar, foi posteriormente penalizado por se mover quando freava - o que significou que Daniel Ricciardo acabou herdando o terceiro lugar.
Horner disse: "Acho que eles [os comissários] estavam desesperados para conseguir as pessoas certas no pódio, mas então eles chegaram a uma conclusão sem considerar todos os fatos."
"Depois do México no ano passado, havia pelo menos um comissário que esteve envolvido nesta decisão, e concordou em evitar a novela do México, quando houve três pessoas diferentes que aparecem no pódio. Ele tinha que dar um tempo, respirar, entender e ouvir os pilotos."
"E eu penso, como disse, que se você olhar para a consistência das decisões, isso é o que é decepcionante."
O referido comissário é Garry Connelly, da FIA, e foi a quem Verstappen direcionou suas críticas.
Quando perguntado se ele sentia que certos comissários estavam tendenciosos contra o holandês, Horner disse: "Eu acho que é lamentável que Max tenha sido tirado da sala pré-pódio duas vezes."
"Acho que ele lidou com muita dignidade, mas não vou me apegar a problemas pessoais com os comissários."
Sobre o fato de Verstappen ter chamado um comissário de "idiota", Horner respondeu: "Eu acho que ele tem o direito de se expressar. Em qualquer esporte, as emoções correm solta e isso faz parte. Se ele disse que estava feliz com essa decisão, eu ficaria impressionado."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.