Horner explica porque temporada 2020 deve ser a mais cara da história da F1
Chefe da Red Bull diz que liberdade para gastar livremente em 2020, seguido de um ano em que orçamento será limitado deve fazer equipes 'irem às compras'
O chefe de equipe da Red Bull, Christian Horner, afirmou que a liberdade de gastos que as equipes terão em 2020 fará com que os times invistam pesado na preparação para o ano seguinte, quando o novo regulamento aprovado pela FIA entrará em vigor, limitando as despesas das equipes à 175 milhões de dólares.
Enquanto os dirigentes da F1 disseram acreditar que as restrições ao túnel de vento e ao CFD limitarão o escopo de gastos em 2020, Christian Horner, chefe da Red Bull, acha que ainda existem áreas com liberdade suficiente para significar que vale a pena investir mais, o que para ele deverá acontecer.
"Você tem uma quantidade irrestrita e descontrolada de dinheiro que pode gastar em pesquisa e desenvolvimento em outras áreas", disse Horner. "Para mim, mantenho o que disse anteriormente.
"Teria sido melhor ter introduzido o limite primeiro e depois os regulamentos um ano depois, porque o limite do orçamento teria restringido a quantidade de gastos. Parece que o próximo ano será o mais caro de todos os tempos na F1".
Honda planeja elevar gastos substancialmente em 2020.
Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images
Horner disse que a Red Bull já tinha uma equipe de profissionais dedicados ao trabalho no regulamento de 2021 e que estava lidando com a perspectiva de precisar de dois grupos separados, um com foco no carro de 2020 e outro no da temporada seguinte.
"Agora que os regulamentos de 2021 estão claros, temos uma equipe avançada investigando essas regras", disse ele.
"Torna-o um ano incrivelmente caro, porque estamos desenvolvendo dois tipos de regras e antes que o novo limite financeiro chegue também. Portanto, 2020 será um ano caro e movimentado, certamente dentro e fora dos registros".
Mas não são apenas as três principais equipes que esperam que os custos subam no próximo ano, com a Renault também admitindo que precisará gastar mais dinheiro em seus esforços para aproveitar ao máximo as oportunidades que 2021 oferecem.
Objetivos diferentes
O chefe da Renault F1, Cyril Abiteboul, disse que as equipes de meio do grid podem ser forçadas a desligar o trabalho de 2020 mais cedo, porque o ano seguinte é muito importante.
"Podemos argumentar que todas as equipes enfrentam a mesma situação, mas existem algumas, e não vou citar nenhuma em particular, que estão felizes com a posição atual e não têm a ambição que temos para 2021", disse ele ao Motorsport.com.
"Teremos que investir muito mais do que alguns dos times com as quais estamos competindo diretamente hoje, o que será um desafio."
"Também teremos que ser sensatos com o que colocamos em 2020, mas a Racing Point está realmente interessada em 2021? Sim, eles estarão correndo em 2021, mas eles esperam que 2021 faça uma grande diferença para eles? Estou não tenho certeza”.
"E é aí que entra nossa estratégia, por causa da ambição, por causa dos objetivos, é diferente. Ela pode ter um impacto no caminho para o futuro a curto prazo, e esse é um desafio que temos que aceitar e que temos que enfrentar".
Novas regras de 2021 impactam no design dos carros
Além da questão financeira, a categoria máxima do automobilismo terá mudanças nos regulamentos técnicos, o que impacta na aerodinâmica - e no design - dos carros. Estes ficarão mais simples e terão o retorno do efeito solo, que 'gruda' o monoposto ao chão e facilita as ultrapassagens. Tendo isso em vista, a própria F1, além de McLaren, Williams e Renault, lançaram esboços das versões de suas máquinas para 2021. Confira na galeria abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.