Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Horner: Renault não aproveitou todo potencial da Red Bull

Chefe da Red Bull volta a comentar sobre crise com a parceira na Fórmula 1

Red Bull Racing, Renault Sport F1 29
Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal
Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal and Cyril Abiteboul, Renault Sport F1 Managing Director in the FIA Press Conference
Helmet of Daniil Kvyat, Red Bull Racing
Daniil Kvyat, Red Bull Racing RB11

A Renault nunca aproveitou totalmente o que a sua parceria com a Red Bull poderia oferecer e, recentemente, tem sido prejudicada por um conservadorismo empresarial, disse o chefe da escuderia austríaca, Christian Horner.

Depois de uma campanha difícil para juntar Red Bull e Renault, Horner tem seu ponto de vista a respeito do motivo que levou a fabricante francesa a se concentrar apenas em duas equipes sem produzir resultados.

Mas ele admite que não existe uma resposta clara sobre os motivos que fizeram com que a associação não conseguisse repetir os resultados que ajudaram a alcançar quatro campeonatos mundiais consecutivos entre 2010 e 2013.

"Para ser honesto, eu não estou muito certo", disse Horner quando questionado pelo Motorsport.com sobre o motivo de a Renault ter limitado sua participação na Fórmula 1 apenas com Red Bull e Toro Rosso não ter funcionado.

"Houve relutância em tirar o máximo proveito da Red Bull como parceira técnica e tem havido uma diferença de opinião técnica sobre onde estavam os pontos fracos do motor".

"Nós não poderíamos influenciar a direção técnica de desenvolvimento. Mario (Illien) desenvolveu um conceito para a Renault, que em paralelo seguiu o seu próprio projeto, e o resultado foi a especificação D", disse.

"Eu nunca me senti totalmente explorado pela Renault na simulação técnica e de tentar oferecer maior capacidade. Foi muito claro desde o início que a Renault não estava satisfeita em ser apenas um fornecedor. Desde o ano passado eles estavam procurando tornar-se uma equipe de novo."

Horner disse que a Red Bull comprometeu seus próprios recursos para tentar ajudar a Renault a acelerar a sua melhoria, mas em última análise, os seus esforços não ajudaram.

"Nós investimos o suficiente para criar um grupo, empregando alguns especialistas, colocando a capacidade disponível, por isso é realmente frustrante que não terminou em algo realizado", disse.

Horner concordou, no entanto, que a Red Bull pressionou duro a Renault em suas demandas, o que pode ter contribuído para as frustrações.

"É claro que pressionamos, mas qualquer equipe competitiva faz isso", disse ele. "Cada workshop, cada reunião operacional, se não pressiona os limites não é rápido neste negócio. Essa é a abordagem que sempre tivemos em todas as áreas."

Quando perguntado se o conservadorismo da Renault atrasou, Horner concordou: "Eu acho que, de certa forma, é possível Por isso, é bom saber que eles estão passando por uma reestruturação.".

Artigo anterior Fabricantes consideram três motores por temporada
Próximo artigo Button acha que calendário da F1 chegou à capacidade máxima

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros