Últimas notícias

Massa diz que Ferrari não aguenta pressão

Felipe Massa disse que a Ferrari perdeu o rumo devido à pressão causada por não ganhar um campeonato na Fórmula 1 já há muito tempo

Sebastian Vettel, Ferrari SF71H leads Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H and Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-18
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Max Verstappen, Red Bull Racing RB14, leads Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H, Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-18, Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, Pierre Gasly, Scuderia Toro Rosso STR13, and Brendon Hartley, Toro Rosso STR13, at the start
Lance Stroll, Williams FW41 and Sebastian Vettel, Ferrari SF71H
Safety Car leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09 and Max Verstappen, Red Bull Racing RB14
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09

A Ferrari está prestes a perder campeonato de pilotos e construtores da temporada de 2018 da Fórmula 1, e de acordo com Felipe Massa, que foi piloto da equipe de Maranello, isso é porque os italianos não podem lidar com a pressão.

Durante a primeira metade da temporada, a Ferrari lutou em pé de igualdade com a Mercedes, embora alguns erros dos italianos levaram a equipe alemã a se colocar no topo da classificação. Agora a Ferrari precisa de um milagre para conseguir reverter a disputa pelo campeonato.

Massa trabalhou para a Ferrari de 2006 a 2013. Em 2008, o brasileiro perdeu o título, e para o brasileiro, o longo período sem um campeonato é o que tornou a equipe de Maranello mais propensa a erros.

Leia também:

"Conquistamos o título em 2007", disse Felipe ao Motorsport. "O time teve alguns problemas desde a temporada de 2008 e nunca mais voltou a ganhar."

"Quando deixei a Ferrari em 2013, parecia igual a hoje", admitiu Massa. "Eles têm pressão para vencer e, portanto, problemas".

Na temporada de 2018, a equipe ainda não perdeu o campeonato, mas devido a alguns erros, o título agora parece distante.

Para Massa, o que a Ferrari precisa é de um ambiente tranquilo. "Você precisa estar preparado e em paz. Eles têm que estar muito concentrados. Para a equipe faltam pequenas coisas", disse o brasileiro que vai correr na Fórmula E na próxima temporada.

A morte do presidente da Ferrari, Sergio Marchionne, também influenciou o desempenho na equipe na opinião de Massa: "Isso foi um grande choque, porque era uma parte importante da equipe, o que afeta a equipe e, claro, isso é compreensível".

"Agora a equipe tem que dar a volta na situação e terminar o melhor possível", concluiu.

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Ferrari
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Alonso: Desde que decidi parar, cada GP é uma “celebração”
Próximo artigo Hakkinen só voltaria a correr "para chutar alguns traseiros"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros