Recomendado para você

Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Felipe Massa domina e é o pole na etapa de Cuiabá
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira

Geral
Geral
Motorsport.com transmite as emoções do GP de Macau 2025; veja ao vivo as atividades desta sexta-feira
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
Stock Car: Leist lidera treino livre em Cuiabá, à frente de Zonta e Mugiatti
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá

Stock Car
Stock Car
Cuiabá
"Tudo novo": Felipe Baptista acelera rumo à história na estreia da Stock Car em Cuiabá
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência
F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto
Últimas notícias

McLaren: "nosso chassi é tão bom quanto o da Ferrari"

Para Eric Boullier, chassi da McLaren já é um dos melhores da categoria, mas falta de potência do motor impede novos desenvolvimentos

Jenson Button, McLaren MP4-31
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H and Jenson Button, McLaren MP4-31 battle for position
Fernando Alonso, McLaren Honda F1 Team MP4-31
Jenson Button, McLaren Honda
Jenson Button, McLaren MP4-31
Jenson Button, McLaren MP4-31
Jenson Button, McLaren with team mate Fernando Alonso, McLaren
Jenson Button, McLaren MP4-31
Jenson Button, McLaren Honda
Fernando Alonso, McLaren
Jenson Button, McLaren MP4-31
Fernando Alonso, McLaren MP4-31

Não é segredo que a as performances da McLaren sejam limitadas pela fragilidade do motor Honda em relação aos times de ponta. Ainda assim, é evidente que a equipe baseada em Woking vem evoluindo. E apesar de ainda não poder lutar por pódios, Eric Boullier, chefe da McLaren, acredita que a equipe estaria desafiando o pelotão de cima se tivesse mais potência de motor. 

“Acreditamos que nosso chassi está no top 3, lutando com a Ferrari pela terceira colocação", disse ele ao Motorsport.com.

Para ele, é difícil conseguir mais ganhos sem uma evolução na potência do motor.

"Nosso chassi tem eficiência aerodinâmica. Mas se você tem mais potência, pode ter mais downforce. Mas downforce traz mais arrasto, só que não podemos medir agora pois não temos suficientes cavalos de potência".   

“Quando a Honda traz uma melhoria, nós também podemos trazer uma melhoria na aerodinâmica. Atualmente, temos de ser muito eficientes na aerodinâmica". 

Perguntado sobre onde a McLaren está comparada com a Red Bull, ele afirmou: “É difícil fazer comparações pois não dá para comparar alta, baixa e média velocidade".

Evolução da Honda

Apesar da situação, Boullier insiste que o progresso tem sido bom, e que o relacionamento entre equipe e a montadora japonesa é muito positivo. 

“Tivemos de aprender como trabalhar juntos e também aprender as diferenças culturais. Houve altos e baixos, mas atualmente o relacionamento entre McLaren e Honda é muito bom e está avançando. Estamos a cada dia mais perto do objetivo". 

“Mensalmente nos encontramos com Yusuke Hasegawa (chefe da Honda na F1), seja no Japão ou na sede da McLaren, e há diversos encontros agendados. É muita viagem. Fisicamente estamos nos encontrando uma vez por mês".

Meta para 2017

Apesar de tudo indicar que a parceria McLaren-Honda deve dar resultados no ano que vem, Boullier se mantém cauteloso. 

"Hoje, não vou estabelecer objetivos pois não controlamos o desenvolvimento da unidade de potência. Isso é com a Honda. Podemos ter enormes ganhos deste para o próximo ano". 

“Para se chegar ao nível da Mercedes, são necessários segundos, não centésimos. Então não podemos dizer nada. Se tivermos a mesma potência da Mercedes no ano que vem, sei que podemos lutar por vitórias, pódios e até pelo campeonato".  

Reportagem adicional de Roberto Chinchero

Artigo anterior Após ataques na Alemanha, Hockenheim aumenta segurança
Próximo artigo Ferrari chega a GP onde ostenta recorde histórico na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros