Mercedes permitiu estratégias diferentes de Hamilton e Bottas em Silverstone
Chefe da equipe não tinha certeza se uma parada seria suficiente e aceitou pedido dos pilotos para obter mais dados

A Mercedes autorizou seus pilotos a seguirem estratégias diferentes no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1. Piloto da casa, Lewis Hamilton deu sorte, parou na hora em que o safety car foi acionado e acabou vencendo com apenas uma parada, aproximando-se do recorde de triunfos de Schumacher (veja no fim desta matéria). Já Valtteri Bottas optou por duas paradas e foi superado após largar na pole. A equipe vai verificar se não “favoreceu inconscientemente” o pentacampeão.
Leia também:
Segundo colocado na prova deste domingo, Bottas pensava que fazer apenas uma parada estava “fora de questão”. Mais tarde, Hamilton admitiu que ele também não tinha certeza de que conseguiria aguentar com os pneus duros até o fim da corrida.
O chefe da equipe, Toto Wolff, disse que a estratégia foi resultado de uma discussão liderada pelos pilotos durante reunião realizada antes da prova. Ele disse que ambos apresentaram um “argumento justo” para não seguirem a mesma estratégia.
Perguntado pelo Motorsport.com sobre as estratégias diferentes, Wolff disse: “Na discussão que tivemos com eles pela manhã, foi dito que se colocássemos os dois na mesma estratégia, a corrida teria terminado depois da primeira curva ou primeira volta”.
“Nós sentimos que aceitar a sugestão deles nos forneceria uma corrida interessante. Isso se sobrepõe a muitos argumentos", disse Wolff. "Também nos forneceu mais experiências e mais dados para analisarmos e vermos se vamos fazer algo assim no futuro”.
Ao contrário de Ferrari e Red Bull, que optaram por aproveitar o safety car para fazer uma segunda troca e colocar os pneus duros para ir até o fim da corrida, a Mercedes decidiu não fazer o mesmo com Bottas.
Isso forçou o finlandês a parar mais tarde para fazer a troca obrigatória de pneus para usar um composto diferente do que usou nos dois primeiros stints, já que largou de médios e os manteve na primeira parada. Wolff expôs dois argumentos contra o uso dos pneus duros durante a prova.
“Nós ainda não estávamos convencidos de que um único pit stop fosse suficiente, então nós dividimos nossas estratégias”, disse o chefe da Mercedes. “O outro ponto é que acredito que teríamos retornado atrás de Vettel, porque ele estava próximo de Bottas, se não estou enganado”.
Entretanto, Vettel também parou quando o safety car estava na pista, mas Wolff disse que não tinha como saber que isso aconteceria. “Eu acho que a decisão de não parar o Bottas foi correta, mas o que precisamos dizer é que ele pilotou de forma esplêndida. Ele também merecia ter vencido. Ambos mereciam a vitória. A estratégia e o safety car ficaram no caminho de Valtteri e isso é apenas falta de sorte”.
HAMILTON SEGUE A PERSEGUIÇÃO AO RECORDE DE SCHUMACHER





































Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"

Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"

Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull


F1: Desistência misteriosa de Leclerc no quali do GP da Espanha foi "sacrifício"

F1 - Rosberg questiona: Desempenho de Hamilton está em declínio?

F1: Hamilton descarta desentendimento com seu engenheiro na Ferrari após GP de Mônaco


F1 - Kimi Antonelli sobre manobra em Bortoleto no GP de Mônaco: Agressiva, mas não injusta

F1: 'Perdão pelo vacilo'? Wolff revela que Williams pediu desculpas por bloqueio em Mônaco

F1: Entenda a pesada punição a Russell por ultrapassagem polêmica no GP de Mônaco
Últimas notícias

F1: Stroll não corre GP da Espanha por agravamento de antiga lesão no punho direito; saiba mais

TCR South America: Nelsinho Piquet crava pole em Termas de Río Hondo

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir ao domingo de corrida do GP da Espanha, em Barcelona

F1 - Marko manda recado após quali desastroso de Tsunoda: "Precisamos discutir isso internamente"
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.