Quatro questões pendentes após o veredito do caso Vettel
A FIA tomou sua decisão final sobre a polêmica envolvendo o alemão no GP do Azerbaijão. No entanto, isso deixa algumas questões em aberto.
A decisão da FIA por não aplicar punições adicionais em Sebastian Vettel por seu acidente com Lewis Hamilton no GP do Azerbaijão se mostrou quase tão controversa quanto o toque em si.
Por um lado, há aqueles que acham que Vettel se livrou pelo simples fato de ter pedido desculpas.
Por outro, há aqueles que acham que o alemão já foi punido em Baku, então a F1 está certa em perdoar, esquecer e seguir em frente.
Mas, independentemente das opiniões, o acidente com Hamilton e suas consequências expuseram alguns problemas que precisam ser abordados pela F1 para voltar à sua normalidade na Áustria, neste fim de semana.
Desculpa” deveria ser a palavra mais fácil?
O principal motivo que fez o presidente da FIA, Jean Todt, ter colocado um fim no assunto foi o fato de Vettel ter assumido a responsabilidade e se desculpado pelo que aconteceu.
Mas um pedido de desculpas é suficiente, especialmente quando o arrependimento aparece somente quando você está sob o risco de sofrer novas punições?
Afinal, após a corrida em Baku, nem Vettel, nem a Ferrari mostraram remorso algum pelo que aconteceu – inclusive, eles questionaram a punição e o fato de que Hamilton não sofreu atitude alguma.
Mas, agora, abriu-se um precedente de que, aparentemente, pedir desculpas é suficiente para escapar de punições. Vettel também não foi punido por seu surto de raiva contra Charlie Whiting no GP do México do ano passado, quando também pediu desculpas após a corrida.
A FIA pode se encontrar em situação complicada no futuro, caso os pilotos vejam os episódios como uma permissão para se comportar da forma que quiserem na pista, e, se pedirem desculpas posteriormente, sair sem punição alguma.
Está na hora da FIA rever seu processo de tomada de decisões?
A FIA evitou levar a questão ao seu Tribunal Internacional também pelo fato de que isso daria início a um processo legal que ofuscaria a F1 pelos próximos meses.
De acordo com o estatuto da entidade, se houver a necessidade da convocação de uma audiência no Tribunal, com acusações a um competidor, então levará 15 dias para que o acusado possa responder, mais 15 dias para a resposta da acusação e mais 15 dias para que a audiência possa começar.
Mas, mesmo após a audiência, há a possibilidade do assunto ser levado à Corte Internacional de Apelação, o que pode levar mais várias semanas. Na pior das hipóteses, o caso de Vettel teria se arrastado até o fim do verão europeu, algo que não seria bom para a F1.
Então, isso faz surgir a questão: será que é o caso de o processo disciplinar da FIA passar por mudanças? Especialmente em incidentes como o de Vettel no GP do México, ou a polêmica do safety car em Baku.
Deveria haver algum grupo de especialistas que poderiam fazer julgamentos mais rápidos, em raras ocasiões em que um incidente precise ser analisado após a corrida?
A F1 precisa de mais transparência?
O incidente em Baku dividiu incrivelmente os fãs, sendo que praticamente todos possuem uma opinião sobre quem estava certo e quem estava errado no lance.
Mas a situação gerou ainda mais polêmica pela falta de uma explicação completa sobre os motivos por trás das decisões que foram tomadas a respeito do momento em que o incidente aconteceu.
Hoje em dia, em tempos de redes sociais no mundo digital, é muito fácil confundir especulações com fatos. E isso resulta em desinformação. Maior transparência e evidências seriam úteis.
A telemetria completa de Hamilton, o que fez a FIA concluir que o inglês não realizou um brake test, deveria ter sido divulgada para provar que o piloto da Mercedes era inocente.
E qual é a razão oficial para que Vettel não tenha recebido a bandeira preta em Baku? Foi porque ele estava lutando pelo campeonato ou houve outros fatores?
Há muito mistério sobre a audiência de segunda-feira, já que a FIA não queria revelar detalhes (como quem estaria presente no encontro). Por que apenas Vettel e a Ferrari estiveram presentes, sendo que a parte afetada, Hamilton, não esteve?
Também não houve uma explicação por que as desculpas foram suficientes, sendo que a grande razão da investigação foi pelos temores de que o incidente afetaria a imagem e a reputação do automobilismo.
A F1 precisa dar mais fatos aos fãs para que eles possam formar suas opiniões em vez de contar apenas uma história pela metade.
Chegou a hora de seguir em frente?
Em termos esportivos, sem dúvidas. Independentemente dos acertos e erros da FIA sobre o caso do Azerbaijão, o incidente não deve ofuscar o que vem se mostrando uma temporada fantástica da F1.
Também não vamos nos esquecer de que Vettel não saiu ileso. Ele recebeu uma punição de stop and go e teve três pontos acrescentados em sua superlicença. Se ele tiver mais três pontos no GP da Áustria, isso significa que ele ficará suspenso em Silverstone.
O incidente em Baku e suas consequências não privaram os fãs de nenhum espetáculo esportivo nas corridas futuras. Na verdade, foi o oposto: isso adicionou uma rivalidade que não havia até então, quando Vettel e Hamilton mostravam camaradagem e respeito mútuo.
O esporte atinge seu ápice quando há um duelo mano a mano, com emoções aparecendo, apesar de que a justiça esportiva sempre deve prevalecer. Vamos esperar que as lições foram aprendidas e que o duelo Hamilton-Vettel se torne aquilo que todos esperam.
Analisando o interesse que o problema de Vettel gerou, haverá muitos olhares nas próximas corridas da F1, e é isso que todos podem celebrar juntos.
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