F1: Dirigentes da Racing Point elogiam "corajoso" Stroll após estreia
Ex-Williams, piloto canadense fez boa corrida em Albert Park e conseguiu o nono lugar, conquistando os primeiros pontos da ex-Force India
Chefe da equipe Racing Point, Otmar Szafnauer disse que o novo contratado Lance Stroll é um "piloto corajoso" e ainda receberá o devido crédito por suas performances na Fórmula 1: "Ele é bom, muito bom".
O canadense, que teve dois anos na Williams, juntou-se à Racing Point nesta temporada após a aquisição da equipe por um consórcio liderado por seu pai, o magnata Lawrence Stroll.
Em seu primeiro fim de semana pela nova escuderia, Stroll foi melhor que seu companheiro Sergio Pérez e fez os primeiros pontos da temporada com o RP19. Szafnauer disse que não foi surpresa ver o feito de Stroll: "Ele pode pedalar um carro. Vai ser interessante, porque ele é um corredor corajoso como o Pérez, então eu tenho certeza que haverá corridas em que vão disputar. Mas é disso que precisamos, precisamos de dois bons pilotos e conseguimos os dois".
Stroll foi campeão da F4 italiana, da F3 europeia e da Toyota Racing Series em sua carreira júnior, além de ter ido ao pódio em Baku no seu ano de estreia na F1. No entanto, ele foi superado por Felipe Massa naquela temporada. No ano seguinte, teve de lutar para se afirmar sobre o recém-chegado Sergey Sirotkin, após a vertiginosa queda da equipe de Grove no grid.
Entretanto, o chefe da Racing Point acha que Stroll ainda terá seu reconhecimento: "Acho que com o tempo isso vai mudar. Ele receberá o crédito. Você não ganha todos os campeonatos das fórmulas juniores à toa. Ele ganhou tudo, então nossa expectativa era grande. Quando ele foi ao simulador, pensamos: ‘ooh, ele é bom’”.
Andy Green, chefe de tecnologia da Racing Point, acrescentou: "Já vimos isso, desde o começo. Stroll entrou no carro no teste de Abu Dhabi [em 2018, na pós-temporada] e foi direto. O cara tem talento”.
O canadense largou de trás após pegar tráfego no Q1 do treino classificatório, mas se recuperou na corrida com uma boa largada e estratégia alternativa. Ele bateu Daniil Kvyat e Pierre Gasly no final da corrida para faturar o nono lugar.
"Por estar com uma estratégia diferente, ele fez alguns ótimos tempos de volta quando estava no ar limpo. E então, quando ele ficou sob pressão, especialmente de Kvyat, e depois de Kvyat e Gasly, ele não errou”, disse o chefe da Racing Point.
Green acrescentou: "Quando pedimos a ele para ir rápido, ele foi, sem erro, e então ele manteve sua posição muito maduramente. Foi bom ver".
Lance Stroll, Racing Point RP19, battles with Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14, at the start
Photo by: Mark Sutton / Sutton Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.