Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Alemanha

Receosa por punição, Mercedes pediu a Hamilton para forçar

Lewis Hamilton ouviu pedidos repetidos da Mercedes para forçar seu ritmo até a bandeirada no GP da Alemanha, já que a equipe queria abrir vantagem necessária caso o piloto recebesse uma punição por cruzar a linha de entrada no box.

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09, celebrates victory
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09, leads Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1, and Race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, celebrate in Parc Ferme
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, crashes out of the race
Race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09, celebrates in Parc Ferme
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W09
Podium: second place Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1, Race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, third place Kimi Raikkonen, Ferrari
Race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, and Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1, celebrate in Parc Ferme
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09, leads Esteban Ocon, Force India VJM11
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09, leads Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H, and Max Verstappen, Red Bull Racing RB14
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09, leads Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09 and Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09, takes the chequered flag at the finish
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09, chases Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09, leads Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H
The Safety Car leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09, Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09, and Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, celebrates victory in parc ferme

Apesar de o inglês ter recebido somente uma reprimenda por abortar sua entrada ao box na volta 52, a comunicação com o pitwall revelou que a Mercedes queria diminuir os riscos caso houvesse de fato uma punição.

A Mercedes já havia pedido para que Valtteri Bottas recuasse e não atacasse Hamilton, mas também se recusou a ordenar que Hamilton diminuísse o regime de seu motor nos instantes finais da prova.

Na verdade, o engenheiro de Hamilton, Peter Bonnington, pediu para que Hamilton aumentasse ainda mais a diferença para Bottas com o passar das voltas.

Na última volta, o piloto inglês ouviu mensagens para que forçasse mais até o fim para que não desperdiçasse tempo.

O editor recomenda:

Essas mensagens ligaram o sinal de alerta para Hamilton, que, logo depois de receber a bandeirada, perguntou se já havia algo definido. “Eu tenho uma punição?”, perguntou o piloto.

Bonnington respondeu: “Negativo, negativo. Estamos apenas cobrindo as bases, parceiro.”

Ao falar sobre as razões para a ordem, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse: “Estávamos cobrindo as bases. Você sabe como são essas coisas. Há bastante margem para interpretação. Apenas queríamos abrir o máximo de diferença que podíamos.”

Uma versão editada das conversas entre Hamilton e Bonnington pode ser encontrada abaixo:

VOLTA 52:

Vettel bate no setor do estádio.

PETER BONNINGTON: Então, Vettel está fora. Amarela, amarela, amarela, amarela. Cuidado, cuidado. Vettel está fora. Então, amarela, amarela, amarela, amarela.

PAUSA.

PB: Então box, box, box, box. Consiga a diferença, abra diferença para Valtteri.

Hamilton entra no pitlane, mas, de última hora, muda de ideia e volta à pista.

LEWIS HAMILTON: Kimi está ficando na pista.

PB: Fique na pista, fique na pista. Entra, entra, entra, entra, entra, entra, entra.

LH: Ei, cara.

PB: Desculpa, parceiro. Apenas vá, vá.

VOLTA 53

LH: Eu estava na entrada, cara.

Hamilton segue Raikkonen atrás do safety car.

LH: Estamos em apuros?

PB: Negativo, negativo. Então, fique na pista. Fique na pista.

Hamilton discute temperaturas de pneus e estratégias durante o período do safety car. A corrida recomeça na volta 58.

VOLTA 59

PB: Modo [de motor] strat 3. Strat 3.

PB: A vantagem para Valtteri é 1s7.

VOLTA 60

PB: O DRS foi liberado.

VOLTA 61

PB: A vantagem para Valtteri é de 2s4. Sete voltas para o fim.

VOLTA 62

PB: A vantagem para Valtteri é de 3s.

VOLTA 63

PB: A vantagem para Valtteri é de 2s8.

PB: A sua bateria agora está totalmente carregada.

VOLTA 64

PB: Quatro voltas para o fim. Está vindo a ameaça da chuva pelo norte.

PB: A vantagem para Valtteri é de 3s9.

LH: Eu consigo aumentar o motor [a interferência não deixa a mensagem clara]?

PB: Negativo, Lewis. Vamos permanecer onde estamos. Ainda há a ameaça da chuva.

VOLTA 65

PB: Lewis, vá ao modo strat 3, strat 3. Continue aumentando a vantagem. Agora ela está em 4s.

Mais discussões sobre a condição climática.

VOLTA 66

LH: Mais duas voltas?

PB: Mais duas voltas. Continue aumentando a diferença.

PB: Modo strat 5 até o fim. Strat 5, Lewis. Agora está em 6. Strat 5.

LH: Eu quero economizar o motor.

PB: Precisamos que você aumente a diferença.

VOLTA 67

PB: Modo strat 8, strat 8. Apenas use a energia.

Hamilton entra no setor do estádio.

PB: Lewis, continue forçando até a linha. Continue forçando até a linha.

Hamilton sai da última curva

PB: Continue forçando até a linha.

Hamilton recebe a bandeirada

PB: Vamos lá, Lewis! Milagres acontecem sim, parceiro.

LH: Eu tenho uma punição?

PB:Negativo, negativo. Estamos apenas cobrindo as bases, parceiro.

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Lewis Hamilton
Mercedes
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Mercedes: ordens também seriam dadas com Bottas na ponta
Próximo artigo Gasly não entende estratégia de botar pneus de chuva extrema

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros