Últimas notícias

Red Bull: acordo de motores para 2016 está garantido

Após meses de especulações e dúvidas sobre permanência na categoria, equipe austríaca confirma que fechou um acordo para receber motores na próxima temporada; anúncio oficial deve ser feito nos próximos dias

Daniil Kvyat, Red Bull Racing RB11
Cyril Abiteboul, Renault Sport F1 com Dr Helmut Marko, Red Bull Motorsport
Dr Helmut Marko, Red Bull Motorsport Consultant com Jean Todt, FIA President e sua mulher Michelle Yeoh
Daniil Kvyat, Red Bull Racing RB11
Daniil Kvyat, Red Bull Racing RB11 locks up under braking
Daniil Kvyat, Red Bull Racing RB11
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB11
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB11
Red Bull Racing RB11 being built in the pits
Daniil Kvyat, Red Bull Racing with Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal

Muito se especulou sobre o futuro da Red Bull na Fórmula 1 nos últimos meses, pois o time de Milton Keynes estava sem garantia de que teria motores para a próxima temporada. Segundo Christian Horner, chefe da equipe austríaca, as dúvidas chegaram ao fim e a Red Bull garantiu unidades de potência para 2016.

“Temos um acordo de motores para o próximo ano, que espero poder confirmar oficialmente nos próximos dias. Teremos um planejamento de desenvolvimento - ironicamente, algo que temos buscado desde o final do ano passado", disse Horner.

Entende-se que Horner, ao falar do planejamento, referiu-se à convocação de Mario Illien por parte da Renault para impulsionar o desenvolvimento das unidades de potência francesas - algo que Cyril Abiteboul, diretor esportivo da fabricante francesa, mencionou no início do mês.

Aguardando decisão da Renault sobre a Lotus

Embora tenha anunciado que fechou um acordo, Horner não entrou em detalhes. A confirmação oficial só deve ser feita após a Renault anunciar o que fará em relação à possível compra da Lotus e o retorno como equipe oficial. 

Segundo apurou o Motorsport.com, o négócio entre Lotus e Renault ainda não foi oficializado porque os franceses ainda não chegaram a um acordo com Bernie Ecclestone em relação ao valores de direitos comerciais - os franceses querem uma fatia maior desse montante. 

Esta questão é vista como fundamental por Carlos Ghosn, CEO da Renault, para fechar o acordo. Ainda que a fabricante decida por não retornar como equipe oficial, entende-se que isso não afetará o acordo de fornecimento de motores da Red Bull.

O futuro da Lotus, porém, pode ser comprometido se um acordo não for concretizado, pois a equipe tem enfrentado dificuldades financeiras nos últimos meses. Em Abu Dhabi, por exemplo, o material do time chegou a Yas Marina com significativo atraso.

O atual proprietário da Lotus, Gerard Lopez, deixou a entender que a questão sobre os direitos comerciais é uma questão-chave para que a Renault finalize a compra da equipe de Enstone. 

"A Renault ainda precisa resolver algumas questões com a F1, mas pelo que sei, estamos muito próximos de fechar negócio", afirmou Lopez.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Em treino morno, Hamilton bate Rosberg em Abu Dhabi
Próximo artigo FIA muda checagem de pneus após polêmica com Massa

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil