Últimas notícias

Red Bull ameaça sair da F1 se não tiver motor igual ao da Ferrari

Empresa de energéticos ameaça tirar suas duas equipes da categoria se não tiver paridade garantida e puder disputar o título

Kimi Raikkonen, Ferrari SF15-T e Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB11 disputam posição
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB10 e Kimi Raikkonen, Ferrari F14-T
Dietrich Mateschitz, CEO e fundador da Red Bull
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing com Dr Helmut Marko, consultor Red Bull Motorsport
Vencedor Sebastian Vettel, Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Pódio: Sebastian Vettel, Ferrari, Daniel Ricciardo, Red Bull Racing, e Kimi Raikkonen, Ferrari
Kimi Raikkonen, Ferrari SF15-T
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Sebastian Vettel, Ferrari, e Daniel Ricciardo, Red Bull Racing
Sebastian Vettel, Ferrari SF15-T
Coletiva de imprensa: Pole Sebastian Vettel, Ferrari, segundo Daniel Ricciardo, Red Bull Racing, terceiro Kimi Raikkonen, Ferrari

Enquanto o chefe da equipe, Christian Horner, fala da evolução positiva nas negociações com a Ferrari para conseguir um acordo para 2016, o dono da empresa de bebidas energéticas, Dietrich Mateschitz, deixou claro nesta terça-feira (22) que, mesmo conseguindo um acordo, a permanência do time na F1 está longe de estar confirmada.

De fato, em um editorial escrito no site Speedweek - propriedade da Red Bull - sugere que Mateschitz e seu conselheiro, Helmut Marko, estão chegando perto de tomar a decisão de não continuar correndo na F1 a menos que certas garantias sejam cumpridas.

Embora não tenha havido citações diretas nem de Mateschitz nem de Marko, o artigo em uma plataforma de mídia controlada pela Red Bull indica aprovação clara da postura.

A fabricante de bebidas energéticas tem usado a Speedweek neste ano para passar suas mensagens.

Saída da F1

O artigo diz: "Aqueles que escutaram atentamente o que o chefe da Red Bull, Dietrich Mateschitz, e seu consultor de esportes a motor, o Dr. Helmut Marko, disseram recentemente, poderão interpretar montando um cenário claro: a Red Bull Racing e a Scuderia Toro Rosso vão sair da Fórmula 1 após a temporada de 2015."

Em referência à perspectiva de um acordo cliente com uma fábrica de motores, o artigo acrescentou: "A Red Bull não quer ter motores de clientes que têm de 30 a 40 cv a menos e possam ser manipulados pelo construtor no caso de a equipe cliente colocar em risco a equipe de fábrica."

A mensagem foi clara: "A Red Bull continua na Fórmula 1 apenas se a Ferrari estiver disposta a fornecer verdadeiros motores de fábrica, no mesmo nível dos de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen."

Clientes não

Mateschitz foi claro desde o início do ano que a Red Bull não continuaria na F1 com um motor cliente.

As esperanças de um acordo com a Mercedes acabaram, e as negociações com a Ferrari ainda não chegaram a um desfecho. Naturalmente, não há nenhuma garantia de que a fábrica italiana vá querer fornecer à Red Bull as mesmas unidades de potência de seus carros.

No artigo da Speedweek, Mateschitz foi citado dizendo: "Como equipe cliente, você só tem um motor bom o suficiente para tirar pontos dos seus rivais imediatos. Mas este motor nunca será bom o suficiente para bater a equipe de fábrica.”

"Com esse motor cliente nunca vamos ser campeões do mundo novamente. Se esse for o caso, perdemos o interesse."

Toro Rosso sai também

Embora as preocupações da Red Bull de não conseguir lutar pelo campeonato com um motor cliente não sejam tão relevantes para a Toro Rosso, Mateschitz disse também não vê nenhum sentido em manter sua segunda equipe no grid.

Ele acrescentou: "Uma saída parcial, com Toro Rosso ficando na F1, não está em questão agora também.”

"Por que a Red Bull deveria desenvolver talentos como Verstappen e Sainz quando não há possibilidade de dar a eles a chance de seguir os passos de Vettel, Ricciardo e Kvyat?"

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Memórias de Bianchi irão aflorar em Suzuka, diz chefe da Manor
Próximo artigo Massa pega "metrozão bruto" em Tóquio; veja dia dos pilotos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil