Red Bull ameaça sair da F1 se não tiver motor igual ao da Ferrari
Empresa de energéticos ameaça tirar suas duas equipes da categoria se não tiver paridade garantida e puder disputar o título












Enquanto o chefe da equipe, Christian Horner, fala da evolução positiva nas negociações com a Ferrari para conseguir um acordo para 2016, o dono da empresa de bebidas energéticas, Dietrich Mateschitz, deixou claro nesta terça-feira (22) que, mesmo conseguindo um acordo, a permanência do time na F1 está longe de estar confirmada.
De fato, em um editorial escrito no site Speedweek - propriedade da Red Bull - sugere que Mateschitz e seu conselheiro, Helmut Marko, estão chegando perto de tomar a decisão de não continuar correndo na F1 a menos que certas garantias sejam cumpridas.
Embora não tenha havido citações diretas nem de Mateschitz nem de Marko, o artigo em uma plataforma de mídia controlada pela Red Bull indica aprovação clara da postura.
A fabricante de bebidas energéticas tem usado a Speedweek neste ano para passar suas mensagens.
Saída da F1
O artigo diz: "Aqueles que escutaram atentamente o que o chefe da Red Bull, Dietrich Mateschitz, e seu consultor de esportes a motor, o Dr. Helmut Marko, disseram recentemente, poderão interpretar montando um cenário claro: a Red Bull Racing e a Scuderia Toro Rosso vão sair da Fórmula 1 após a temporada de 2015."
Em referência à perspectiva de um acordo cliente com uma fábrica de motores, o artigo acrescentou: "A Red Bull não quer ter motores de clientes que têm de 30 a 40 cv a menos e possam ser manipulados pelo construtor no caso de a equipe cliente colocar em risco a equipe de fábrica."
A mensagem foi clara: "A Red Bull continua na Fórmula 1 apenas se a Ferrari estiver disposta a fornecer verdadeiros motores de fábrica, no mesmo nível dos de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen."
Clientes não
Mateschitz foi claro desde o início do ano que a Red Bull não continuaria na F1 com um motor cliente.
As esperanças de um acordo com a Mercedes acabaram, e as negociações com a Ferrari ainda não chegaram a um desfecho. Naturalmente, não há nenhuma garantia de que a fábrica italiana vá querer fornecer à Red Bull as mesmas unidades de potência de seus carros.
No artigo da Speedweek, Mateschitz foi citado dizendo: "Como equipe cliente, você só tem um motor bom o suficiente para tirar pontos dos seus rivais imediatos. Mas este motor nunca será bom o suficiente para bater a equipe de fábrica.”
"Com esse motor cliente nunca vamos ser campeões do mundo novamente. Se esse for o caso, perdemos o interesse."
Toro Rosso sai também
Embora as preocupações da Red Bull de não conseguir lutar pelo campeonato com um motor cliente não sejam tão relevantes para a Toro Rosso, Mateschitz disse também não vê nenhum sentido em manter sua segunda equipe no grid.
Ele acrescentou: "Uma saída parcial, com Toro Rosso ficando na F1, não está em questão agora também.”
"Por que a Red Bull deveria desenvolver talentos como Verstappen e Sainz quando não há possibilidade de dar a eles a chance de seguir os passos de Vettel, Ricciardo e Kvyat?"
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.