Red Bull diz que não se assusta com asas radicais da Ferrari e da Alfa
Chefe da equipe diz que é mais importante ver quais serão os conceitos de suas rivais na Austrália
A Red Bull está confiante de que não está atrás no design da asa dianteira deste ano, apesar das soluções radicais adotadas pela Ferrari e pela Alfa Romeo.
As equipes de Fórmula 1 tiveram que trabalhar em novas frentes de ataque neste ano graças a uma revisão das regras aerodinâmicas que visam tentar ajudar nas ultrapassagens. As asas simplificadas e mais amplas levaram a uma divisão entre as equipes sobre a melhor forma de recuperar o downforce perdido.
Enquanto times como Red Bull e Mercedes optaram por elementos de asa mais tradicionais, a Ferrari e a Alfa Romeo fizeram algo diferente com as bordas externas das abas das asas enroladas para tentar direcionar o ar ao redor do pneu dianteiro.
O chefe da Red Bull, Christian Horner, não vê motivos para sua equipe se preocupar com a situação, pois acredita que o projeto da asa dianteira adotado é mais adequado ao conceito geral de carro.
Perguntado se estava preocupado com o que as outras equipes haviam feito com suas asas, Horner disse: "preocupado é provavelmente um pouco extremo”.
"Mas é interessante ver as diferentes aplicações, e será interessante ver não o que as pessoas têm aqui no primeiro dia, mas o que elas terão em Melbourne em um mês."
Horner admitiu que, com a asa dianteira sendo uma parte muito influente para o desempenho geral do carro, qualquer mudança importante em seu conceito pode ter consequências mais amplas.
Perguntado se seria possível mudar o conceito de asa dianteira durante o ano, Horner disse: "depende do quanto você quer mudar”.
"Claro que tudo funciona em coordenação com todo o resto. Não é apenas uma questão de olhar para uma aba e dizer ‘queremos mudar a forma disso’, porque obviamente isso tem um efeito em todo o resto do carro.”
"Estamos felizes com o conceito que escolhemos e vamos ver como isso evolui e se desenvolve durante a temporada."
Horner disse que a Red Bull considerou muitas ideias de design durante a criação de seu RB15, e calculou que as asas de todas as equipes evoluiriam em 2019.
"Nós olhamos muitos cenários diferentes", disse ele. "Obviamente, a rota que escolhemos é a melhor para o nosso conceito. Isso não quer dizer que funcionaria em um conceito da Ferrari”.
"Tenho certeza de que evoluirá à medida que a temporada começar. Não acho que os carros que você vê aqui sejam muito parecidos com o que você verá em Melbourne."
Sebastian Vettel, Ferrari SF90
Photo by: Charles Coates / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.