Renault busca incluir salário de pilotos no teto orçamentário da F1
Para Cyril Abiteboul, o salário dos pilotos não deveria ser excluído do teto orçamentário, para evitar que saia de controle
As equipes da Fórmula 1 estão em discussões sobre o valor do teto orçamentário após o impacto da pandemia da Covid-19 na economia e no esporte. Esse limite de gastos tem algumas exceções, entre elas o salário dos pilotos, algo que alguns chefes de equipe estão lutando para incluir no valor do teto.
Anunciado em outubro do ano passado, o valor mais provável para o teto orçamentário nesse momento é de 145 milhões de dólares (R$ 825 milhões), e deve ser votado nos próximos dias pelas equipes.
O chefe da Renault, Cyril Abiteboul confirmou que a inclusão dos salários dos pilotos no teto está presente nas discussões entre as equipes sobre o teto.
Abiteboul disse que enquanto existem complexidades devido à natureza legal dos contratos individuais dos pilotos e suas durações, ele sente que é importante para o futuro da F1 colocar esse quesito sob controle com o teto.
"É parte do debate, parte do que está na mesa, mas tem uma complexidade adicional da sua legalidade, porque precisamos ter certeza que é algo legal, no sentido que precisamos saber se é algo que pode ser cobrado", disse Abiteboul à Sky Sports F1.
"E existe também o problema de alguns pilotos terem contratos de longa duração - então parabéns a Max [Verstappen] por isso. Se é um processo correto, não deveríamos ser bloqueados por um caso individual, como é o caso dos contratos de Max e Charles [Leclerc]".
Abiteboul cita os casos de Verstappen e Leclerc, porém, é conhecido que Daniel Ricciardo tem um dos maiores salários do grid, após sua saída da Red Bull no final de 2018 para correr pela Renault.
GALERIA: Relembre os carros da Renault na F1
VÍDEO: Reginaldo Leme compartilha histórias de Piquet, Senna, Fittipaldi e George Harrison em live
PODCAST - Interlagos 80 anos: templo do automobilismo ou apenas mais um circuito?
.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.