Últimas notícias
Fórmula 1 GP do Japão

Renault é desclassificada do GP do Japão após denúncia da Racing Point

Protesto da Racing Point surte efeito e Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg têm resultados anulados

Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19, leads Sergio Perez, Racing Point RP19, and Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

A Renault foi considerada culpada por usar um auxílio ilegal aos pilotos em seus carros no GP do Japão de F1. Logo após a prova, a Racing Point havia entrado com um protesto contra o sistema nos freios do time da montadora francesa.

Em uma audiência realizada pela FIA em Genebra nesta quarta-feira, foi decidido que esse sistema usado por Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg em Suzuka não violou os regulamentos técnicos, mas foi classificado como auxílio ao piloto.

Leia também:

Como resultado, Ricciardo e Hulkenberg foram destituídos do sexto e 10º lugares, respectivamente. A Renault tem até quinta-feira para recorrer da decisão.

A Racing Point argumentou que o sistema era contrário ao Artigo 27.1 dos regulamentos esportivos da F1, que exigem que um piloto conduz o carro sozinho e sem ajuda. Além disso, considerou que os artigos 11.1.3, 11.1.4 e 8.6.3 dos regulamentos técnicos, que proíbem os dispositivos elétricos que alteram o equilíbrio dos freios ou qualquer sistema não controlado pelo piloto, foram violados.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

A Renault insistiu que seu sistema de ajuste de freio estava dentro dos regulamentos técnicos. Ela ofereceu todos os detalhes do sistema à FIA, mas estes foram mantidos em sigilo e não foram revelados ao público.

Após uma audiência de teleconferência entre os comissários do GP do Japão, foi concluído que o sistema da Renault cumpria os regulamentos técnicos.

Os comissários descobriram que:

  1. O software do controlador do freio traseiro usado pela Renault é parte integrante do sistema de controle referido no Artigo 11.9 da FIA. Como tal, é utilizado em conformidade com o Artigo 11.1.3 e 11.1.4 do Regulamento Técnico da FIA de Fórmula 1.
  2. O sistema de controle descrito não está predefinido, depende da distância da volta, conforme alegado.
  3. Os pilotos da Renault usam botões montados no volante para controlar o equilíbrio dos freios, em conformidade com o Artigo 8.6.3 dos Regulamentos Técnicos da FIA. Eles estão conectados à ECU padrão da FIA.
  4. Dado o exposto, os Comissários concluem que, embora a Renault tenha usado soluções inovadoras para explorar certas ambiguidades nos Regulamentos Técnicos e outros documentos de suporte, seu sistema não viola nenhum Regulamento Técnico atual.

No entanto, apesar de claro que o sistema estava em conformidade com as regras técnicas, os comissários consideraram que o dispositivo era um auxílio ilegal ao piloto.

Eles acrescentaram: “O sistema de ajuste da equilíbrio de freio em questão atua como auxílio ao piloto, o poupando de fazer vários ajustes durante uma volta.”

“Os comissários observam que há uma distinção clara entre esse sistema e um que fornece controle real de feedback, que poderia substituir as habilidades ou reflexos do piloto. No entanto, ainda é um auxílio e, portanto, viola o Artigo 27.1 da FIA.”

A decisão de desqualificar Ricciardo e Hulkenberg da corrida de Suzuka foi tomada porque sentiram que eles haviam ganho uma vantagem com o sistema.

Devido à natureza única da audiência, foi proposto um prazo estendido caso a Renault decidisse recorrer da penalidade. Ela tem até 10 horas da manhã do México para notificar a FIA de sua intenção de apelar, se assim desejar.

Veja como ficou o resultado final do GP do Japão após a desclassificação da Renault

1 - Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
2 - Sebastian Vettel, Ferrari SF90
3 - Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
4 - Alex Albon, Red Bull RB15
5 - Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34
6 - Charles Leclerc, Ferrari SF90,
7 - Pierre Gasly, Toro Rosso STR14
8 - Sergio Pérez, Racing Point RP19
9 - Lance Stroll, Racing Point RP19
10 - Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14
11 - Lando Norris, McLaren MCL34
12 - Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38
13 - Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19
14 - Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38
15 - Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19
16 - George Russell, Williams Racing FW42
17 - Robert Kubica, Williams FW42
18 - Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
DESCLASSIFICADO: Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19
DESCLASSIFICADO: Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
20
In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Renault F1 Team
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Pérez diz que situação de Hulkenberg mostra lado "triste" da F1
Próximo artigo Hexa de Hamilton e outros pontos chave estão em jogo no GP do México de F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros