Ricciardo diz que buscou entender razões de acordo RBR-Honda
Daniel Ricciardo afirmou que era importante para ele entender que a Red Bull não escolheu os motores Honda para a temporada de 2019 somente porque “deu merda com a Renault”.
Ricciardo ainda não assinou um novo contrato com a Red Bull, mas há a expectativa de sua permanência com a equipe, que trocará as unidades da Renault pelos Honda na próxima temporada.
Questionado pelo Motorsport.com se ele estava completamente convencido com a Honda, Ricciardo disse: “Acho que, provavelmente, até eu guiar um Honda, não saberei [100%].”
“Eu ouvi a equipe mais de uma vez e eles me deram os motivos. O importante para mim é entender por que eles fizeram isso. Não pode ser algo puramente na emoção, como ‘deu merda com a Renault, sei lá, e estamos fazendo isso porque queremos mudar’.”
“Eles obviamente fizeram a tarefa de casa e acreditam fortemente que é algo bom, não apenas uma decisão emocional.”
“Eles fizeram o que podem para tentar me encorajar para fazer isso acontecer.”
O chefe da Red Bull, Christian Horner, disse que Ricciardo não precisou ser muito convencido da decisão sobre a Honda.
Ele disse: “Nós sentamos e explicamos as razões por trás da mudança que fizemos.”
“A realidade é que é a hora para uma mudança. Estamos fazendo a mesma coisa ano após ano, vimos progresso real com a Honda e parece que é o momento certo de nossa evolução estar em uma rota diferente.”
Equipe júnior da Red Bull, a Toro Rosso vem usando motores Honda em 2018, sendo que a foi a atualização do motor da fabricante no Canadá que selou a mudança para a equipe austríaca.
Contudo, Pierre Gasly, da Toro Rosso, reclamou durante o fim de semana do GP da Grã-Bretanha que a Honda lhe custava quase 1s em termos de velocidade final na reta.
Ricciardo minimizou o impacto que este fato teria em sua fé na Honda para 2019, afirmando depois da classificação: “Bem, eu diria que estamos perdendo algo similar [com a Renault].”
Seu parceiro, Max Verstappen, declarou por várias vezes que o motor Renault estava lhe custando 1s em Silverstone, classificando como “trágico” o déficit apresentado na corrida.
A inabilidade da Renault em se equiparar com Ferrari e Mercedes na atual era turbo híbrida, de 2014 para cá, se mostrou uma frustração constante para a Red Bull e seus pilotos.
A fabricante francesa introduziu um novo modo de alta potência para o GP da Áustria, mas Ricciardo minimizou o impacto disso.
“Eu me mantenho calmo e não fico empolgado demais. É fácil ficar decepcionado se você pensa que será tão bom. Se for melhor, é melhor, e nós aceitaremos tudo o que pudermos.”
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