Sauber confirma uso de motores Ferrari 2016 no próximo ano
Time suíço justifica escolha como aposta para maximizar as chances de escalar o pelotão, focando o desenvolvimento em outras áreas do carro
A Sauber, que recebe motores da Ferrari, tomou uma decisão que gerou surpresa: o time suíço optou por utilizar as unidades de potência versão 2016 na temporada 2017 da Fórmula 1. Segundo Monisha Kaltenborn, chefe da equipe, a escolha foi definida há alguns meses, pois a Sauber queria ter um conceito de motor em mãos para poder apertar o ritmo de desenvolvimento do chassi.
Para a dirigente, ter a mesma especificação da Ferrari, tendo em vista as mudanças radiciais nos carros da próxima temporada, faria a Sauber correr risco de ser obrigada a fazer revisões em cima da hora no desenho do carro, caso a fabricante italiana decida modificar a unidade de potência.
“Utilizaremos a última especificação do motor Ferrari de 2016 em 2017. Tomamos essa decisão há algum tempo, em uma época que as regras do próximo ano não estavam 100% claras", disse Kaltenborn ao Motorsport.com.
"Naquele momento, tomamos uma decisão estratégica, já que queremos focar nossos recursos no desenvolvimento do chassi e de performance, deixando um pouco de lado a questão do motor", afirmou.
Kaltenborn ressaltou ainda que o recente acordo com investidores, que salvou as finanças do time, veio a tempo de não atrasar os planos da Sauber para 2017 e que a decisão sobre os motores também não foi tomada buscando minimizar eventuais atrasos nos trabalhos em cima do carro do próximo ano.
“Qualquer insinuação de que a decisão sobre os motores foi tomada porque nosso desenvolvimento estaria atrasado é incorreta. Estamos dentro de nosso cronograma, sem atrasos. Com nossa nova direção, temos a estabilidade financeira que precisamos para dar um passo à frente", afirmou.
“Temos novas pessoas se juntando a nós, então não há razão para não acreditar que conseguiremos manter o ritmo de desenvolvimento que queremos", acrescentou a dirigente, que está confiante de que o progresso do carro compensará qualquer déficit de potência no próximo ano.
“Em nossa visão, por mais que soframos de um lado, estamos confiantes de que as adições que temos feito à equipe nos permitirá compensar as perdas com avanços no lado do chassi", completou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.