Temendo quebra, Honda introduz novo motor para Red Bull e Toro Rosso em Baku
Japoneses detectaram problema no “controle de qualidade” das unidades após prova na China
A Honda apresentará seu primeiro motor atualizado da temporada de 2019 no GP do Azerbaijão deste fim de semana, após a descoberta de um problema no controle de qualidade.
As Red Bulls de Max Verstappen e Pierre Gasly e os dois Toro Rossos usarão um novo motor de combustão interna em Baku. A Honda descreveu os principais benefícios do V6 atualizado citando “durabilidade aprimorada, maior vida útil, melhor confiabilidade e uma leve melhora no desempenho”.
Os pilotos da Toro Rosso, Daniil Kvyat e Alexander Albon, haviam acabado de trocar para o segundo motor da temporada na China. Kvyat, devido a um problema descoberto depois da primeira sessão de treinos, e Albon devido ao forte acidente no TL3.
A investigação da Honda sobre o problema da Kvyat concluiu que se tratava de uma "questão de controle de qualidade". A montadora disse que é "uma das razões" pelas quais vai para o motor "Spec 2" nos quatro carros a partir de Baku.
As trocas colocam Kvyat e Albon próximos de penalizações de grid, com o próximo motor novo provocando uma punição de grid. São permitidos aos pilotos três motores de combustão, três turbos e três MGU-Hs por ano, além de dois MGU-K, duas baterias armazenadoras de energia e dois controles eletrônicos.
Por isso, é provável que a Red Bull e a Toro Rosso precisem ultrapassar esse limite e sofram penalidades nesta temporada, enquanto a Honda continua a se desenvolver em sua tentativa de chegar mais próxima de Mercedes e Ferrari.
A mudança para um segundo conjunto de componentes na corrida quatro garante efetivamente que a Verstappen e a Gasly precisem de um quarto motor, pelo menos, no final do ano.
As fabricantes de motores como Ferrari e Mercedes tradicionalmente esperam até a sétima corrida, no Canadá, para apresentarem suas primeiras atualizações da temporada.
Mas Baku é um circuito de alta velocidade no qual o motor é importante. Isso também pode ter contribuído para a decisão da Honda de introduzir uma atualização predominantemente baseada em confiabilidade mais cedo do que o normal.
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