Recomendado para você

F1: GP de São Paulo anuncia data da venda geral de ingressos para edição de 2026

F1: GP de São Paulo anuncia data da venda geral de ingressos para edição de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: GP de São Paulo anuncia data da venda geral de ingressos para edição de 2026
F1: Pérez só foi pra Cadillac por popularidade? Chefe da equipe responde

F1: Pérez só foi pra Cadillac por popularidade? Chefe da equipe responde

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Pérez só foi pra Cadillac por popularidade? Chefe da equipe responde
F1 - Ralf Schumacher detona nome forte da Red Bull e pede mudanças: 'Não é a pessoa certa'

F1 - Ralf Schumacher detona nome forte da Red Bull e pede mudanças: 'Não é a pessoa certa'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Ralf Schumacher detona nome forte da Red Bull e pede mudanças: 'Não é a pessoa certa'
F1 - Piastri defende manobra no S do Senna: "Não posso simplesmente desaparecer"

F1 - Piastri defende manobra no S do Senna: "Não posso simplesmente desaparecer"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Piastri defende manobra no S do Senna: "Não posso simplesmente desaparecer"
F1: Norris detona críticos que "falam m****" e dedica vitória no Brasil a Gil de Ferran

F1: Norris detona críticos que "falam m****" e dedica vitória no Brasil a Gil de Ferran

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris detona críticos que "falam m****" e dedica vitória no Brasil a Gil de Ferran
F1: Por que Piastri foi punido pelo incidente com Antonelli e Leclerc no GP de São Paulo?

F1: Por que Piastri foi punido pelo incidente com Antonelli e Leclerc no GP de São Paulo?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Por que Piastri foi punido pelo incidente com Antonelli e Leclerc no GP de São Paulo?
F1: Bortoleto revela o que Hulkenberg o falou após 'desastre' no GP de São Paulo

F1: Bortoleto revela o que Hulkenberg o falou após 'desastre' no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto revela o que Hulkenberg o falou após 'desastre' no GP de São Paulo
F1: Por que Verstappen abdicou da liderança do GP de São Paulo com mais um pit stop?

F1: Por que Verstappen abdicou da liderança do GP de São Paulo com mais um pit stop?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Por que Verstappen abdicou da liderança do GP de São Paulo com mais um pit stop?
Últimas notícias

Tost afirma não tem certeza de que ser equipe cliente diminuirá os custos

Chefe da Toro Rosso afirma que comprar carros das rivais pode não ser tão econômico quanto todos pensam

Steve Nielsen, Scuderia Toro Rosso Diretor Esportivo com Franz Tost, chefe da equipe Scuderia Toro R
Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso STR10
Coletiva de Imprensa da FIA: Cyril Abiteboul, Diretor da Renault Sport F1, Franz Tost, Chefe da Scuderia Toro Rosso, Paul Hembery,  Diretor da Pirelli Motorsport, Christian Horner, Chefe da Red Bull Racing Team e Toto Wolff, Mercedes AMG F1
Max Verstappen, Scuderia Toro Rosso STR10
Franz Tost, Chefe da Scuderia Toro Rosso Team na Coletiva de Imprensa da FIA

Uma das alternativas para abaixar os custos da Fórmula 1, seria com que as equipes menores pudessem comprar os carros das equipes grandes, como acontecia até o início dos anos 2000. Hoje, todos os times tem que desenvolver seu próprio chassi. Entretanto, Franz Tost, chefe da equipe Toro Rosso não tem tanta certeza que essa alternativa iria abaixar consideravelmente os custos da categoria.

Falando exclusivamente para a Motorsport.com, Tost afirma que essa opção ajudaria as equipes recém chegadas: "seria, com certeza ser um bom começo para uma equipe que chega na F1, como foi o caso da Toro Rosso em 2006", disse.

"Atualmente tenho um pouco a sensação de que as pessoas subestimam os custos para obter um carro de uma equipe de ponta, não é tão barato quanto pensam. Se você deseja ser competitivo com um carro-cliente, você precisará comprar de uma equipa de ponta. E eles trabalham alto nível, não apenas o lado técnico, mas também do lado financeiro e isso não ficará barato", afirma.

Com os altos custos no momento, Tost acredita que uma equipe menor não trabalharia com um carro de ponta, com os custos muito abaixo, pois o carro exigirá que a equipe tenha uma boa estrutura financeira, para que o bólido continue competitivo.

"Por outro lado ele (o carro) vai ser mais barato, pois você não terá custos para o desenvolvimento, para túneis de vento e todo esse tipo de coisas. Mas temos que construir as peças e isso custa dinheiro", disse ele.

Tost avalia que usar um carro de uma equipe de ponta, teria que ter um orçamento de 40 a 50% de uma equipe grande.

Entrevista feita por Oleg Karpov

Artigo anterior GP do Canadá em números
Próximo artigo Ex-companheiro de Vettel, Bourdais ataca F1: “Arruinaram todas as pistas”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros