Fórmula 1
26 set
-
29 set
Evento encerrado
10 out
-
13 out
Evento encerrado
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
R
GP de Abu Dhabi
28 nov
-
01 dez
Próximo evento em
7 dias

Verstappen tem qualidades “quase impossíveis de se imitar” em provas no simulador

compartilhar
comentários
Verstappen tem qualidades “quase impossíveis de se imitar” em provas no simulador
Por:
Co-autor: Scott Mitchell
20 de jan de 2019 11:29

Chefe de equipe de corridas virtuais comenta sobre como piloto da Red Bull se comporta quando entra na pista, mas no simulador

Max Verstappen passou muito tempo durante o inverno europeu competindo na plataforma de corridas online iRacing, com a equipe Redline.

Tendo anteriormente conseguido o recorde mundial do circuito de Montreal em um carro de Fórmula 3 na semana passada, Verstappen marcou o melhor tempo na mesma máquina no “Roval” de Charlotte e em Brands Hatch.

Apesar de um clipe de Verstappen que mostra o piloto da Red Bull batendo em um colega online, o vídeo da Redline com o recorde de Charlotte oferece uma visão muito melhor do que Verstappen está fazendo online.

Atze Kerkhof, piloto/chefe da Redline, descreve seu amigo como “incrivelmente rápido” online e agora capaz de “bater a ordem estabelecida”.

"Às vezes você faz uma volta e acha que é perfeita, mas depois Max entra na pista e é três décimos mais rápido", diz Kerkhof ao Motorsport.com. "Como ele consegue esse tempo, é um mistério para todos.”

"Trata-se de detalhes muito pequenos. O ângulo de direção, o ângulo de deslizamento do carro, o traçado ou a redução de marcha. São coisas muito pequenas onde ele faz a diferença.”

“O fato de ele conseguir fazer esse último ajuste, provavelmente também foi a razão pela qual seu ex-companheiro, Daniel Ricciardo, foi completamente destruído no ano passado.”

“O que Max faz é quase impossível de se imitar. Sua forma de guiar é muito perfeita.”

Um estudo de caso

Os competidores no iRacing têm uma pista diferente a cada semana para lutar pelo tempo mais rápido, com a pessoa que está no topo da tabela de classificação no final, sendo o detentor do recorde mundial.

Na semana passada Verstappen fez 1min04s436 no “Roval” de Charlotte, uma volta que Kerkhof, que tem os dados, chama de “um desempenho fora do normal.”

"Cada curva é muito complicada e é um circuito muito instável", diz Kerkhof, que treina pilotos de fórmula em um simulador profissional e trabalha como engenheiro para a MP Motorsport.

“Você precisa ter a configuração certa, mas a direção em si também precisa ser perfeitamente suave.”

“Na última chicane você pode escolher entre pegar zebra completa, com 50% de chances de ir para o muro, ou contorná-la de uma forma perfeita, como Max fez.”

“Mas isso é uma coisa incrivelmente difícil de fazer. Parece muito bom, como ele está passando pela última chicane, mas você tenta fazer o mesmo: ninguém pode fazer isso.”

Os dois pilotos passam algumas horas por dia conversando e trabalhando na configuração, o que Kerkhof diz que Verstappen efetivamente usa como uma forma de treinamento.

Embora a experiência do simulador não corresponda completamente à realidade, o processo de adaptar o carro às necessidades de um piloto e usar a telemetria é um exercício valioso.

Emoção incompreendida

Esse nível de esforço incorpora a seriedade com que o iRacing e o Esports em geral são levados por aqueles que estão no topo.

Ele explica que sempre há pessoas que estão “esperando por Max e estragando suas voltas porque querem brigar com Max na pista.”

“Então você pega essas situações loucas e é hora de trocar de servidores”, diz Kerkhof. “Esse é o tipo de coisa que você atrai quando é um piloto de Fórmula 1.”

“Eu também empurro alguém para fora da pista de vez em quando, quando alguém está sendo muito chato e eu estou completamente ciente disso. Mas quando Max faz isso, imediatamente recebe muita exposição.”

As emoções de Verstappen transbordaram na F1 às vezes, como no ano passado, quando sua frustração em perder a pole para o GP do México era óbvia, mas isso costuma ser canalizado para performances virtuosas.

Essa intensidade permanece na competição online, em que a determinação de Verstappen de ser o mais rápido e o desejo de se esforçar para conseguir isso permanecem extremamente altas.

“É muito difícil acompanha-lo. E, claro, ele é extremamente competitivo. Assim que alguém melhora seu tempo, ele trabalha ainda mais para conseguir o recorde mundial.”

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position

Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position

Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images

Próximo artigo
Brasileiro vence competição e entra para time da McLaren de eSports

Artigo anterior

Brasileiro vence competição e entra para time da McLaren de eSports

Próximo artigo

Verstappen e Norris unem forças em competição virtual

Verstappen e Norris unem forças em competição virtual
Carregar comentários