Vettel queima largada, mas escapa de punição no GP do Japão de F1
De acordo com direção de prova, movimento do piloto da Ferrari estava dentro do limite de tolerância do regulamento da F1
O carro de Vettel, que partiu da pole no GP de Fórmula 1, realizou um leve movimento antes que as luzes de largada se apagassem, algo considerado irregular e que levou a uma investigação dos comissários da FIA. No entanto, os fiscais decidiram não punir o alemão por considerar que o movimento estava dentro dos limites.
No GP da Rússia, o piloto da Alfa Romeo, Kimi Raikkonen, recebeu uma penalidade em circunstâncias semelhantes. No entanto, Vettel aparentemente evitou sair da área demarcada e parou o carro novamente a tempo do início oficial da corrida, ficando livre de penalidades.
Um documento foi divulgado após a corrida em que o motivo da decisão era justificado: “Os comissários revisaram as evidências em vídeo e os dados de partida com base nas informações do transponder instalado em cada carro, que é aprovado e fornecido pela FIA”.
“Enquanto o vídeo mostra algum movimento [do carro de Vettel, esse movimento estava dentro da tolerância aceitável do sistema de partida rápida da F1".
Erro custa caro ao alemão
Após cometer erro, Vettel foi superado por Bottas na largada
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Embora tenha evitado uma penalidade, a movimentação de Vettel comprometeu sua largada, permitindo que ele fosse ultrapassado pela Mercedes de Valtteri Bottas, que venceu a corrida.
O piloto da Ferrari, que terminou em segundo depois de segurar com sucesso os ataques de Lewis Hamilton no fim da corrida, confessou o erro após a corrida.
"As luzes estavam acesas há muito tempo, mas o erro foi meu, e eu acabei perdendo o ímpeto", disse Vettel. "Terminei com um resultado pior do que apenas uma largada ruim, foi uma partida muito ruim"
Perguntado se achava poderia ter ganho se não tivesse cometido o erro inicial, Vettel disse: "Não sei porque de qualquer forma eles [Mercedes] podem jogar muito com a estratégia”.
"Com nossa falta de ritmo hoje, o segundo lugar foi o máximo, mas com certeza não estou feliz com o começo da corrida", finalizou o tetracampeão.
Veja o resultado final do GP do Japão de F1:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.