Vettel vê Ferrari ainda com “potencial a extrair” em 2018
Mesmo após erros no GP do Japão, piloto alemão se foca em crescer nas corridas restantes da temporada
Sebastian Vettel disse que a Ferrari ainda quer mostrar nas últimas corridas da temporada que é melhor do que as dificuldades recentes sugerem.
A campanha pelo título mundial do alemão em 2018 entrou em colapso depois que uma série de erros operacionais e do piloto deixaram a porta aberta para Lewis Hamilton conquistar seis vitórias nas últimas sete corridas
As coisas atingiram um novo nível no Japão, no final de semana passado, quando o chefe da Ferrari, Maurizio Arrivabene, criticou seu próprio time por um erro "inaceitável" em apostar em pneus intermediários na pista seca.
Vettel não se esquiva do fato de que a Ferrari tenha jogado fora uma oportunidade de ouro para conquistar o título, mas diz que há coisas a provar nas últimas corridas para mostrar que a temporada não foi tão ruim quanto sugerem os recentes incidentes.
"Acho que temos um grande potencial neste time", disse o alemão depois de um GP do Japão, onde foi o sexto e saiu 67 pontos atrás do vencedor Hamilton.
"Obviamente, as últimas semanas foram difíceis para nós no geral, e poderíamos estar em um lugar melhor. Nós não estamos. Então, isso aconteceu por um motivo."
"Mas estamos ansiosos, e mesmo que as últimas semanas tenham sido difíceis, o espírito dentro da equipe - se você olhar para os caras - é incrível o quão bem eles estão, o quão fortes eles estão, o quão positivos eles estão. Eu acho que a qualidade fez desta equipe sempre muito forte, e vai fazer essa equipe forte na próxima corrida e no futuro.”
"Sabemos que ainda temos muito potencial para extrair e precisamos trabalhar e cavar um pouco mais e assim por diante."
Vettel disse que falou com Arrivabene após o erro na qualificação para expressar seus sentimentos sobre o que está acontecendo, mas sugere que novas análises sejam necessárias.
"Falamos sobre o que aconteceu internamente e não ficamos satisfeitos com os resultados", acrescentou Vettel.
"Obviamente o que fizemos não funcionou, então analisamos o que poderíamos ter feito melhor e tenho certeza de que na próxima semana vamos passar por isso novamente. Mas não há muito o que passar por mais uma semana ou duas em termos de qualificação e timing.”
"Se está chovendo, é um pouco arriscado, então se de repente a chuva chegar e nós pudermos dar meia volta com os intermediários e depois meia na chuva forte, então nós pareceríamos gênios e todos os outros pareceriam idiotas. Então, são sempre decisões difíceis, mas com certeza era algo que deveríamos ter feito melhor."
O companheiro de equipe de Vettel, Kimi Raikkonen, disse que é importante que a Ferrari tenha "arrumado" algumas coisas em termos de operações, já que a equipe se sairá melhor nas próximas corridas.
"Obviamente, precisamos passar por tudo e acho que foi um fim de semana difícil no geral", disse o finlandês. "Melhoramos durante o fim de semana, e foi ficando melhor e melhor”.
"Se você olhar puramente para o resultado, não era o que queríamos, mas é assim que acontece às vezes. Vamos para a próxima corrida e esperamos conseguir um pouco mais de um fim de semana mais limpo."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.