Villeneuve sobre Verstappen: “ele vai acabar matando alguém”
Campeão Mundial de 1997 fala que falta de punição a Max Verstappen pela pilotagem agressiva sugere que holandês é protegido pela Federação Internacional de Automobilismo
Max Verstappen foi alvo de muitas críticas após o GP da Bélgica pela pilotagem agressiva na defesa de posição, com os rivais alegando que se o holandês não se acalmar, um acidente grave pode acontecer.
Mas não foram somente alguns dos pilotos atuais do grid que criticaram as atitudes recentes de Verstappen. Jacques Villeneuve, campeão da temporada 1997 da Fórmula 1, acredita que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) exerce papel fundamental na situação.
Para o canandense, o órgão que comanda a F1 está relutante em punir a mais nova sensação da categoria. O problema é a FIA, pois parece que ele recebe uma proteção. Eles querem que Verstappen seja uma estrela", disse Villeneuve ao Motorsport.com.
"Olhe para o que aconteceu na Alemanha. Max mudou de direção mais de uma vez na reta, então Nico (Rosberg) perdeu o ponto de freada. A trajetória deles foi mais larga do que o normal e Nico foi punido por algo muito menor do que... e nem foi culpa dele", afirmou.
“Então há algo de errado, não sei exatamente o que é. Mas é algo que me irrita, embora eu não possa fazer nada. Há vinte anos, ele teria sido jogado para fora da pista por alguém", disparou.
Pilotagem inaceitável
Villeneuve ainda classificou as atitudes de Verstappen dentro da pista no GP da Bélgica como inaceitáveis. "Passou demais dos limites. Na largada, foi um incidente de corrida - forçado, mas um incidente de corrida. Todo piloto experiente, como os da GP2 já são, sabe que se você vai por dentro na La Source haverá um toque, pois não há espaço ali. Todo mundo sabe disso", disse.
“Se você não faz uma boa largada, simplesmente aceite isso. Mas isso não é o pior: depois disso, ele ainda reclamou de outros pilotos, dizendo que eles estragaram a corrida dele. Ele deveria relaxar, pois sabe que assumiu um risco que não apresentou dividendos. Ele destruiu a corrida dos adversários e a dele. Tudo bem, às vezes é assim", afirmou.
“O que ele fez com Kimi (Räikkönen) duas vezes na reta, assim como fez com (Sebastian) Vettel não é aceitável. Ele precisa se acalmar ou vai acabar matando alguém", cravou.
Respeito entre pilotos
Villeneuve finalizou ressaltando que não há nada de errado em ser agressivo na F1, mas á um limite que, se ultrapassado, torna as coisas mais perigosas do que o aceitável. Quando abordada a questão de Verstappen não se importar em fazer amizades na F1, o canadense respondeu: "Ele não se importa, mas tudo bem, é um direito dele", disse.
“No entanto, é necessário demonstrar o mínimo de respeito, pois todos eles estão juntos nessa. Pilotos devem respeitar uns aos outros. Você pode fazer uma corrida boa e dura com o adversário, mas precisa ser justo - como Kimi disse. Disputas duras são ótimas, mas é preciso ter respeito", acrescentou.
"Você não pode simplesmente jogar o adversário para fora ou fazê-lo frear no meio da reta. Isso é extremamente perigoso. Há vinte anos, os pilotos resolviam este tipo de questão entre eles", afirmou.
Quando questionado se ele acreditava que Verstappen iria se acalmar, Villeneuve não titubeou: "Claro que não. Por que ele faria isso? A cada corrida ele piora", disparou.
Villeneuve destacou, por fim, que não espera que outros pilotos tentem resolver a questão dentro da pista e insiste que a bola está nas mãos da FIA. "Eles não vão fazer isso na pista, pois podem perder a licença. Não vai acontecer nesta atmosfera política", acrescentou.
“Mas veja o que aconteceu na Olimpíada, alguns juízes perderam a permissão para ser juízes. Algo nessa linha poderia acontecer, pois o que vimos em Spa foi além do aceitável", completou.
Entrevista por Oleg Karpov
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.