Villeneuve: GP da Alemanha pode fazer Hamilton imbatível
Campeão de 1997 vê similaridades entre prova de Hockenheim deste ano com Cingapura no ano passado
Uma corrida que parecia que iria melhorar substancialmente a vantagem no campeonato mundial para Sebastian Vettel, onde o alemão liderava da pole enquanto Lewis Hamilton tinha que se recuperar vindo de 14º no grid, terminou com Hamilton ganhando e liderando a classificação do mundial por 17 pontos, após ter vencido Vettel na chuva do final da prova.
Villeneuve comparou essa mudança de sorte com Cingapura em setembro do ano passado, quando Hamilton venceu em um final de semana que Vettel abandonou em um acidente na primeira volta envolvendo seu companheiro de equipe da Ferrari, Kimi Raikkonen, e Max Verstappen da Red Bull.
Isso deixou Hamilton com uma vantagem de 28 pontos, e até o final do mês seguinte ele conquistou o título de 2017 com duas corridas de vantagem.
"O efeito pode ser semelhante ao de Cingapura no ano passado", disse Villeneuve ao Motorsport.com.
"Lewis estava completamente deprimido, pensava que todo mundo o odiava e assim por diante. Essa foi a sua atitude, mesmo antes da corrida. Seus comentários foram completamente para baixo. E, no fim, ficou com os 25 pontos. Foi o que aconteceu em Cingapura, se bem me lembro.”
"E em Cingapura ele foi imbatível. Ele teve essa mentalidade nas três ou quatro corridas após isso, de que ninguém poderia vencê-lo.”
"Talvez seja isso o que vamos ver agora. Saiu caro para Vettel. E isso pode levar Lewis a um estado de espírito muito positivo."
Apesar de Villeneuve ter admitido que o acidente de Vettel em Hockenheim foi "desnecessário porque ele tinha a liderança", ele disse que o erro foi completamente compreensível nas condições complicadas.
"É um erro muito fácil de cometer. Você nunca sabe quanta água há na pista", disse ele.
"Você é o líder. Quando você é segundo ou terceiro, você vê o líder, você vê os outros caras. Kimi aliviou o pé. É fácil dizer de fora: 'que erro estúpido'. É tão fácil de errar assim neste tipo de condição."
Villeneuve também descartou qualquer reclamação sobre a Mercedes pedir a Valtteri Bottas para não atacar Hamilton pela liderança nas etapas finais da corrida.
"Por que as pessoas deveriam estar chateadas?" ele disse. "As equipes estão tentando ganhar o campeonato. Eles fazem o que for preciso”.
"Você é obrigado a ter os dois carros com exatamente os mesmos patrocinadores. Se você tivesse permissão para ter os dois carros completamente diferentes, então você não poderia impor ordens de equipe. É simples assim.”
"Mas não há como você proibir ordens quando os gastos são tão altos."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.