Vitória no momento certo pode ser crucial para Honda ficar na F1
Triunfo de Max Verstappen aconteceu na mesma semana em que a fabricante japonesa discutiu se continuaria ou não na Fórmula 1
A vitória da Red Bull no GP da Áustria pode ser decisiva para manter a Honda na Fórmula 1. A fabricante tem discutido internamente os resultados que teve até agora e quais as chances de sucesso no futuro. Apesar dos sinais de progresso demonstrados nesta temporada, o saldo dos cinco anos desde o retorno dos japoneses à categoria ainda é negativo.
Leia também:
A Honda deixou claro no começo do ano que seu sucesso com a Red Bull seria fundamental para orientar a decisão sobre seu futuro no esporte, mas outro ponto chave para os japoneses gira em torno do novo regulamento da Fórmula 1, que entrará em vigor em 2021.
Diretor da Honda na F1, Masashi Yamamoto disse recentemente ao Motorsport.com que a companhia precisava saber se teria alguma chance de sucesso para o caso de permanecer na categoria.
Perguntado sobre o quanto as regras vão impactar na decisão da Honda, Yamamoto disse: “É relacionado. Claro que nós não sabemos que tipo de corrida vai ser, e existe a possibilidade de termos desvantagens com o novo regulamento. Então, obviamente, estão relacionados”.
Ele adicionou: “A Fórmula 1 é a categoria máxima do esporte a motor. Precisa ser uma categoria que inclui o pináculo da tecnologia. Esta é a demanda pela F1.”
Em meio a questões sobre as regras de 2021, alguns executivos da Honda, incluindo seu presidente Seiji Kuraishi, viajaram para o GP da Áustria para reuniões com os gestores da Red Bull para discutir o futuro e se o projeto seria estendido ou não.
Falando após a corrida, o chefe da Red Bull, Christian Horner, disse que foram abertas conversas sobre o que a Honda faria depois de 2020 e que nada estava definido ainda.
"Houve discussões ao longo do dia e tinha executivos da Honda aqui”, explicou. “Mas foi fantástico ter o vice-presidente da empresa conosco para ver sua primeira vitória na era híbrida. Foi uma grande performance e todos apreciaram muito”.
É claro, no entanto, que conquistar a primeira vitória da Honda na era híbrida na frente de membros mais antigos da diretoria da empresa não poderia ter sido mais oportuno, com uma reunião do conselho prestes a discutir o futuro do projeto na F1.
A decisão final, obviamente, virá da diretoria no Japão. Inevitavelmente, quando membros da companhia tiverem que tomar uma decisão grande como essa, sempre podem ser influenciados pelo humor da pessoa no comando.
Portanto, não se deve subestimar o quanto o CEO da Honda, Takahiro Hachigo, se alegrou com o resultado, de modo que isso pode ter impacto na decisão.
“Eu fico sem palavras quando penso sobre o enorme esforço de todos os funcionários da Honda que se envolveram neste projeto, que sempre acreditaram neles mesmos, nunca desistiram e finalmente alcançaram a vitória da Áustria”.
“Quero agradecer todos os fãs. Com o suporte deles, vamos continuar lutando enquanto nos esforçamos para atingir o maior objetivo, que é vencer o campeonato mundial, tomando essa vitória como um primeiro passo. Qualquer sucesso futuro que tivermos também será graças a nossos fãs que são realmente parte de nosso time”.
Relembre a trajetória da Honda na Fórmula 1
A fabricante japonesa, que foi do céu ao inferno na F1, venceu pela primeira vez desde que voltou à categoria e parece ter encontrado o caminho para a glória. Em galeria exclusiva, o Motorsport.com conta a história da marca na elite do automobilismo mundial. Confira abaixo:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1: Tsunoda afirma que continuará "destruindo" companheiros de equipe para subir à Red Bull
F1: Ferrari admite atraso de "meses" no desenvolvimento do carro de 2024
F1: Ferrari define data para primeiro teste de Hamilton
F1: Pérez exige R$116 milhões da Red Bull em caso de demissão antes de 2026
F1: Marko critica GP de Las Vegas, mas admite o que o fará "aturar" corrida
F1 - Pai de Pérez dispara contra Ralf Schumacher: "Não sei se ele estava apaixonado por Checo"; alemão responde
Últimas notícias
F1 - Komatsu: "Todos são contra" ajuste do teto de gastos para Audi em 2026
F1: Pérez exige R$116 milhões da Red Bull em caso de demissão antes de 2026
F1: Tsunoda afirma que continuará "destruindo" companheiros de equipe para subir à Red Bull
F1 - Piastri revela "esperança" para 2025: "Objetivo principal será o campeonato"
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.