Volta de grande fase da McLaren pode ser adiada por causa de parada da F1, diz chefe
Chefe da equipe, Andreas Seidl, admitiu que melhoria no grid pode ser adiada devido à parada de atividades
A McLaren estava em uma trajetória ascendente em 2019, passando do sexto para o quarto lugar no campeonato de construtores, antes que o surto de coronavírus parasse o calendário da Fórmula 1 em 2020.
O chefe da equipe, Andreas Seidl está confiante de que o time pode manter sua trajetória quando a ação recomeçar, mas admite que as suspensões de atividades atuais pode atrasar os planos ambiciosos da McLaren em diminuir a diferença para Mercedes, Ferrari e Red Bull.
"Primeiro, o mais importante no momento é passar por essa crise e sobreviver a ela como equipe e como Fórmula 1", disse Seidl a jornalistas, incluindo Motorsport.com.
"É uma situação difícil para todos, mas estou confiante de que, assim que passarmos por essa crise, simplesmente poderemos continuar de maneira positiva.”
A parada também afeta os esforços fora da pista da McLaren para retornar à frente do grid.
Seidl está supervisionando uma ampla revisão estrutural da equipe e várias melhorias na infraestrutura, incluindo um novo túnel de vento.
"Também aqui, ainda é difícil saber exatamente qual será o tamanho dos atrasos. Uma coisa é certa, toda a fábrica, exceto a parte de produção de ventiladores, está totalmente paralisada neste momento, então isso significa que também os projetos de infraestrutura estão em espera.”
"Simplesmente precisamos ver agora, juntamente com todas as nossas empresas e fornecedores trabalhando juntos neste projeto, o quão grandes serão os atrasos quando voltarmos".
A McLaren estava depositando suas esperanças nos novos regulamentos técnicos para 2021 como uma oportunidade de diminuir a diferença para Mercedes, Ferrari e Red Bull.
Esses regulamentos foram adiados para a temporada de 2022, o que significa que as equipes do meio de grid precisarão esperar mais para se beneficiar de uma possível mudança.
"Não é segredo que nós, como McLaren, estávamos pressionando muito para que esses novos regulamentos fossem implementados para 2021", acrescentou Seidl. "Mas, ao mesmo tempo, entendemos e apoiamos por que eles foram adiados.”
"Em termos de tempo, acho claro que, com a mudança dos regulamentos em um ano e com esse longo desligamento, isso potencialmente atrasará o nosso caminho de volta ao grid."
"Mas, ao mesmo tempo, é esse o desafio que enfrentamos. Temos um plano claro para o que temos que fazer nos próximos meses e anos para subir novamente."
Embora os regulamentos técnicos tenham sido adiados em um ano, o limite de orçamento planejado de US$ 150 milhões (cerca de R$ 790 milhões) ainda está sendo definido para a partir de 2021. Os detalhes exatos do limite de custo continuam sendo objeto de discussão, com a McLaren esperando que esse número possa ser reduzido, como resposta à crise do coronavírus.
"Gostaríamos de ver o limite do orçamento o mais baixo possível. Expusemos o número de US$ 100 milhões (aproximadamente R$ 526 milhões).”
"Vejo claramente um compromisso de todos, entendendo que estamos em uma grande crise e que precisamos tomar grandes decisões para garantir a proteção das equipes e da Fórmula 1".
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