Williams anuncia série de novas contratações para o departamento técnico da F1
Equipe britânica revela que contratou vários engenheiros técnicos seniores de equipes rivais, bem como o ex-diretor técnico da Alpine, Matt Harman
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
A Williams anunciou nesta quinta-feira que contratou uma série de técnicos seniores da Fórmula 1 de equipes rivais, além do ex-diretor técnico da Alpine, Matt Harman.
As cinco principais contratações estão incluídas em um grupo de 26 novos engenheiros que a Williams contratou em uma grande onda de recrutamento que a equipe realizou recentemente, com foco especial no reforço de seus escritórios de aerodinâmica e design.
A nova equipe se reportará ao diretor técnico da Williams, Pat Fry, que entrou para a equipe em novembro passado, depois de deixar seu cargo anterior com o mesmo título na Alpine no início de 2023.
Harman pediu demissão da Alpine no início da campanha de 2024, justamente quando foi revelado que o carro A524 da equipe estava entre os mais lentos do grid. Ele agora se tornará o diretor de design da Williams e começará a trabalhar para sua nova equipe após as férias de agosto.
As outras quatro principais contratações técnicas são o ex-chefe de análise de desempenho da Ferrari, Fabrice Moncade, o ex-diretor de aerodinâmica da Haas, Juan Molina, o designer-chefe da Red Bull (compostos e estruturas), Steve Winstanley, e o ex-chefe de desempenho da Alpine, Richard Frith.
Moncade se tornará o engenheiro-chefe da Williams no início de julho, enquanto Molina será o aerodinamicista-chefe da equipe a partir de 15 de julho.
Winstanley foi contratado como engenheiro-chefe de compostos e estruturas, com a missão de "transformar o departamento de estruturas dentro do escritório de design", de acordo com um comunicado da equipe anunciando todas as novas contratações.
Frith se tornará o chefe de sistemas de desempenho da Williams, mas não começará a trabalhar com a equipe até 2025.
A Williams também contratou Sorin Cheran, ex-funcionário da Hewlett Packard Enterprise, para ser seu novo diretor de informações e análises (CIAO). De acordo com o comunicado da Williams, espera-se que Cheran "lidere uma transformação na forma como a equipe adquire, armazena, indexa e usa dados para criar uma operação de tecnologia de ponta".
Pat Fry, diretor técnico da Williams
Foto de: Williams
Isso ocorre após a revelação, no início de 2024, de que a equipe estava usando uma planilha gigantesca do Excel para planejar a construção de seus novos carros no início de cada ano - um processo que surpreendeu o diretor da equipe, James Vowles, e Fry.
Vowles falou sobre as novas contratações de sua equipe: "Estou muito feliz em receber essas seis pessoas incríveis na Williams.
"Estamos em uma missão para lutar para voltar à liderança e poder atrair talentos experientes e vencedores de campeonatos de outras equipes demonstra uma enorme crença na jornada em que estamos.
"A Williams está investindo no que é preciso para vencer, e isso é apenas o começo, pois estamos nos preparando para receber mais caras novas de todo o grid nos próximos meses."
O grande esforço de recrutamento é o mais recente desenvolvimento na tentativa da proprietária da Williams, Dorilton Capital, de melhorar os resultados da equipe, que haviam diminuído muito após anos de pouco investimento antes de a família Williams vender a equipe em 2020.
"A Williams tem ambições ousadas e um grande impulso, e esses recrutas excepcionais mostram que esse é um projeto do qual as pessoas querem fazer parte", disse Fry. "Estamos acrescentando força em profundidade ao enorme talento que já existe em Grove à medida que construímos o futuro."
Motorsport Business #13 – Como manter LEGADO de AYRTON SENNA com ANA SIMÕES, da Senna Brands
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast #288 – A McLaren realmente chegou? Briatore arrumará Alpine com motores Mercedes?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.