Fórmula 1 GP da Austrália

Wolff: F1 precisa aperfeiçoar modelo de fim de semana de "maneira mais precisa"

Chefe da Mercedes se diz conservador sobre permanência de treinos livres, mas que todos precisam ter “mente aberta”

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes-AMG, in the Team Principals Press Conference

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse que os comandantes da Fórmula 1 devem resistir a levar um “taco de beisebol” para o formato de fim de semana e, em vez disso, fazer ajustes de regras mais precisos com uma “faca afiada”.

A programação de um fim de semana da F1 ganhou destaque após os comentários do CEO, Stefano Domenicali, de que ele é a favor do cancelamento das sessões de treinos livres.

Leia também:

Isso veio antes de pilotos e chefes pressionarem para revisar a estrutura de uma etapa de corrida sprint, abandonando o impopular TL2 de sábado em favor de uma disputa de classificação separada.

Embora Wolff tenha dito que a principal prioridade deve ser continuar a aumentar a popularidade da F1, ele declarou preferência por um fim de semana mais tradicional e alertou que os chefes não devem levar um “taco de beisebol” para a configuração. Em vez disso, ele pediu uma ferramenta mais precisa, como uma “faca afiada”.

“Acho que todos compartilhamos o mesmo objetivo de que queremos que o esporte continue a se desenvolver bem e aumentar seu público.

“Só precisamos encontrar um denominador comum, qual é o melhor princípio.

“Sou mais conservador, gosto da classificação, mas também temos que ter a mente aberta sobre para onde o esporte está indo e algumas das corridas Sprint foram fantásticas.

“Portanto, o que quer que Stefano decida que é bom, acho que ele terá todos os dados sobre a mesa, o que é bom para o público, o que é bom para a marca e então queremos apenas tentar ajustar as coisas sem usar um taco de beisebol, mas uma faca afiada... uma maneira mais precisa de cortá-la."

Stefano Domenicali, CEO, Formula 1

Stefano Domenicali, CEO, Formula 1

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Reuniões foram realizadas durante o fim de semana do GP da Austrália para tentar implementar uma segunda sessão de qualificação a tempo para a etapa de sprint do Azerbaijão no final deste mês.

No entanto, o intervalo de quatro semanas em vez de um evento chinês significa que muitas partes estão de férias, enquanto a fabricante de pneus Pirelli enfrenta uma corrida para fornecer pneus extras a tempo.

É mais provável, portanto, que uma estrutura de corrida Sprint revisada espere até a Áustria em julho.

Questionado sobre a sua opinião sobre a realização de duas sessões de classificação durante um fim de semana sprint, uma para decidir a corrida de sábado e outra para formar de forma independente o grid do GP, Wolff disse: “Penso que duas sessões de qualificação por si só não são algo mau.

“Se mantivermos o formato atual, acho que não conseguiríamos fazer isso com a quilometragem do motor e acho que a Pirelli não tem pneus suficientes. Isso é algo que precisa ser resolvido.

“Na classificação, você tem menos oportunidade de colocar o carro no muro. Mas com duas corridas, que sempre soubemos, há mais riscos e você está vindo de um fim de semana de Miami, então isso pode ser um problema com a substituição de peças danificadas.”

Ouça Massa detalhando possível judicialização do título da F1 2008 por causa do 'Crashgate'

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #224 – Inconsistência da FIA estraga o grande momento da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

In this article
Matt Kew
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Ferrari aposta em solução 'caseira' para substituir engenheiro que foi para McLaren
Próximo artigo Chefe da Haas diz que F1 não pode sacrificar esporte pelo espetáculo ao mexer nas regras

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros