Quarentena por coronavírus tira Lundgaard de testes da Fórmula 2
Membro da Academia de Pilotos da Renault, piloto dinamarquês da ART Grand Prix é impactado pelo surto
Piloto da Academia Renault para a Fórmula 1, Christian Lundgaard ficará de fora do próximo teste de pré-temporada da Fórmula 2 no Bahrein, depois de ser detido na Espanha devido à atual epidemia de coronavírus.
O dinamarquês da ART Grand Prix viajou para Tenerife para um campo de treinamento, mas a ilha instalou diretrizes rígidas de quarentena depois que quatro casos foram identificados em um grupo de italianos. Assim, o piloto faltará o teste da F2.
"Lamentavelmente, devido a uma genuína situação de força maior, o piloto dinamarquês Christian Lundgaard não poderá participar dos testes oficiais da FIA de Fórmula 2 no Bahrein", diz uma declaração conjunta de ART e Renault.
“Na semana passada, Christian, de 18 anos, participou de um campo de treinamento de inverno em Tenerife, organizado pela Renault Sport Academy. No entanto, ele foi detido na ilha após um surto de coronavírus em seu hotel”.
“Christian foi examinado, está em boa forma e não apresenta sintoma de COVID-19, mas as autoridades determinaram que todos os hóspedes do hotel devem permanecer em quarentena por duas semanas como precaução contra a propagação do vírus”.
“A Renault Sport Academy, a ART e o Christian gostariam de agradecer seus desejos positivos. Nenhum outro anúncio será feito sobre essa situação sem precedentes”, completou o comunicado.
Já o Bahrein implementou verificações rigorosas nas pessoas que chegam ao país para testes de F2 e Fórmula 3 em áreas de alto risco, resultando em longos atrasos na fronteira para alguns.
A equipe italiana Prema Racing atualmente tem apenas três membros da equipe no Circuito Internacional do Bahrain no momento, depois de ser forçada a mudar os seus planos de viagem.
No entanto, uma porta-voz disse que a equipe crê que o restante de seu pessoal chegue na noite de sexta-feira e elogiou a assistência oferecida pelos oficiais da pista. Tanto a F2 quanto a F3 têm testes de 1 a 3 de março.
Já as equipes de F1 continuam monitorando de perto o impacto da epidemia de coronavírus em seus preparativos para as primeiras provas da temporada 2020. As preocupações têm crescido sobre as próximas corridas de Austrália, Bahrain e Vietnã.
A cautela se deve às rotas de viagem envolvidas, com a maioria dos planos alterados para evitar a passagem por Singapura e Hong Kong. O chefe da Haas, Gunther Steiner, disse que o assunto está sendo tratado "a portas fechadas".
“Tudo o que você diz agora pode ficar obsoleto em uma hora. É muito difícil", disse Steiner quando questionado pelo Motorsport.com sobre as comunicações quanto ao impacto do coronavírus.
“Estão olhando com cuidado, para manter o risco o mais baixo e tomar a decisão certa. Não nos envolvemos porque não temos recursos para isso. A FIA tem conexões com todos os governos e assim por diante”.
GALERIA: Relembre todos os campeões da F2/GP2
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.