Recomendado para você

'Quem não assistiu Senna, veja Russell', compara analista de F1

'Quem não assistiu Senna, veja Russell', compara analista de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
'Quem não assistiu Senna, veja Russell', compara analista de F1
F-E: Após demissão polêmica da Porsche, Félix Da Costa é anunciado pela Jaguar

F-E: Após demissão polêmica da Porsche, Félix Da Costa é anunciado pela Jaguar

Fórmula E
Fórmula E
F-E: Após demissão polêmica da Porsche, Félix Da Costa é anunciado pela Jaguar
F1: Piastri está de olho na Ferrari para 2027, diz jornal suíço

F1: Piastri está de olho na Ferrari para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Piastri está de olho na Ferrari para 2027, diz jornal suíço
F1: Doohan pode assumir vaga de reserva da Haas em 2026, diz jornalista

F1: Doohan pode assumir vaga de reserva da Haas em 2026, diz jornalista

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Doohan pode assumir vaga de reserva da Haas em 2026, diz jornalista
ANÁLISE F1: É tarde demais para a Ferrari em 2025, é melhor pensar em 2026

ANÁLISE F1: É tarde demais para a Ferrari em 2025, é melhor pensar em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: É tarde demais para a Ferrari em 2025, é melhor pensar em 2026
Clerot é 14º e Fefo Barrichello é 29º no último dia de testes da F3 em Jerez

Clerot é 14º e Fefo Barrichello é 29º no último dia de testes da F3 em Jerez

F3
F3
Clerot é 14º e Fefo Barrichello é 29º no último dia de testes da F3 em Jerez
Sainz questiona F1 por "exagerar nas namoradas" e perder "o foco" na transmissão das corridas

Sainz questiona F1 por "exagerar nas namoradas" e perder "o foco" na transmissão das corridas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Sainz questiona F1 por "exagerar nas namoradas" e perder "o foco" na transmissão das corridas
MotoGP confirma datas e circuitos da pré-temporada de 2026

MotoGP confirma datas e circuitos da pré-temporada de 2026

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP confirma datas e circuitos da pré-temporada de 2026
Últimas notícias

F-E: Di Grassi e Massa detonam direção de prova do ePrix de Berna

Brasileiros escaparam de confusão no começo da etapa suíça, mas direção de prova tomou decisão que prejudicou os pilotos

Felipe Massa, Venturi Formula E, Venturi VFE05, cuts chicane after crash

Piloto da Audi que briga pelo segundo título na Fórmula E, Lucas di Grassi sustenta que redefinir a ordem do grid após o caos na primeira curva do ePrix da Suíça para as posições de largada foi “muito injusto”. O brasileiro havia galgado vários postos depois das luzes verdes em Berna, mas foi prejudicado pela decisão da direção de prova de fazer o reinício da corrida com a restauração da ordem inicial, já que a primeira volta não fora inteiramente completada.

Leia também:

Na luta contra Maximilian Gunther e Sam Bird pelo quarto lugar, Pascal Wehrlein acabou batendo nas barreiras da primeira curva da corrida na capital no último fim de semana, o que levou a um incidente generalizado, enquanto Robin Frijns rodou na reta.

 

Por outro lado, di Grassi foi um dos vários, assim como o conterrâneo Felipe Massa, da Venturi, a se espremer entre a confusão e sair na frente. Mas o incidente inicial acabou provocando um longo período de bandeira vermelha, que terminou com a FIA decidindo reordenar o pelotão conforme a ordem da largada, utilizando-se do argumento de que a primeira volta não fora completada, o que invalidaria a manutenção das novas posições na segunda largada.

Indignados com a decisão do diretor de prova, di Grassi e Massa foram protagonistas de um grupo de pilotos que discutiram com um oficial da FIA no pitlane antes da corrida recomeçar. Veja no vídeo abaixo:

 

Após a prova, o piloto da Audi classificou o episódio como “muito injusto”. Ele explicou: "nunca vi um esporte onde alguém causa um acidente e, em seguida, é permitido voltar aos boxes, consertar o carro e começar de novo da mesma posição".

“E metade do grid cruzou a linha de chegada antes da bandeira vermelha - 11 carros. Achei injusto reiniciar o grid a partir das posições iniciais. E ainda acho isso”, continuou o piloto, que terminou em 10º e viu seu maior rival na briga pelo campeonato, Jean-Éric Vergne, francês da Techeetah, vencer.

Corroborando a visão do conterrâneo, Massa disse que a decisão foi "totalmente inaceitável" e explicou que planejava questionar a questão com a FIA. "Minha opinião é que isso não é corrida", acrescentou.

“Você teve a largada e o incidente na curva 1 e isso faz parte das corridas. Acidentes podem acontecer. Se isso acontecer e você não estiver envolvido, é bom para você. Eu não estou dizendo isso porque eu fui de 12º para quarto, mas sim porque faz parte das corridas”.

“Os carros que se acidentaram estavam completamente danificados e não podiam continuar. E então a direção de prova devolve a eles as posições da largada depois de permitir que voltassem aos boxes! Quer dizer, isso não é corrida. Eu não sou a favor”, completou Massa.

O Motorsport.com apurou que a FIA examinou o incidente em que os pilotos confrontaram o oficial da entidade no pitlane e que isso será analisado novamente no final da temporada em Nova York. A FIA não respondeu um pedido de esclarecimento do Motorsport.com sobre a decisão de redefinir a ordem da largada para o reinício da prova.

Artigo anterior VÍDEO: Buemi diz que Fórmula E está no radar de Alonso
Próximo artigo Lucas di Grassi questiona viabilidade de levar F1 ao Rio

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros