Guia Fórmula E 2024: Calendário, pilotos, mudanças no regulamento, onde assistir e mais
Mundial de carros entra na décima temporada de sua história

É hora de acelerar! Neste fim de semana, a Fórmula E dá o pontapé inicial para a temporada 2024, a décima da história da categoria. O Mundial de Carros Elétricos abre a disputa no México para um ano com poucas mudanças no regulamento técnico, mas com uma mexida importante no grid.
O Motorsport.com te deixa por dentro de tudo com esse especial, detalhando as principais questões da temporada 2024. Confira!
Calendário traz novidades e já conta com cancelamento
Inicialmente com 17 provas previstas, a F-E abre 2024 com um calendário definitivo de 16 etapas após o cancelamento do ePrix de Hyderabad, na Índia, devido à disputas na negociação com o governo local.
Com 16 provas em 10 locais, a Fórmula E parece, aos poucos, conquistar um calendário mais estável, mantendo 8 palcos da temporada passada: México, Arábia Saudita, Brasil, Itália, Mônaco, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido.
Destes, um deles representa uma novidade: após anos correndo nas ruas de Roma, a F-E troca o palco do ePrix do país europeu para o circuito de Misano. A estreia do Gen3 em Roma não foi dos melhores, com grandes acidentes que mostraram que a categoria cresceu para além do circuito.
O nono palco marca o retorno da F-E à China. Após passagens por Pequim, Hong Kong e Sanya, a categoria vai para Xangai, correndo em uma versão reduzida do circuito que é palco do GP da China de Fórmula 1.
A única novidade de fato é o Japão. Após anos de negociações, a categoria finalmente confirmou a estreia de Tóquio no calendário com um circuito ao redor do Tokyo Big Sight (Centro de Exibição Internacional de Tóquio).
O Brasil volta a figurar no calendário. A segunda edição do ePrix de São Paulo está marcada para 16 de março, sendo a quarta etapa da temporada 2024. Os ingressos já estão à venda e as informações estão disponíveis na área "Leia também" deste especial (acima).
Confira o calendário da temporada 2024
Etapa | ePrix | País | Circuito | Data |
---|---|---|---|---|
1 | ePrix da Cidade do México | ![]() |
Autódromo Hermanos Rodríguez | 13 de janeiro de 2024 |
2 | ePrix de Diriyah | ![]() |
Circuito de Rua de Riyadh | 26 de janeiro de 2024 |
3 | 27 de janeiro de 2024 | |||
4 | ePrix de São Paulo | ![]() |
Circuito de Rua de São Paulo | 16 de março de 2024 |
5 | ePrix de Tóquio | ![]() |
Circuito de Rua de Tóquio | 30 de março de 2024 |
6 | ePrix de Misano | ![]() |
Misano World Circuit Marco Simoncelli | 13 de abril de 2024 |
7 | 14 de abril de 2024 | |||
8 | ePrix de Mônaco | ![]() |
Circuito de Mônaco | 27 de abril de 2024 |
9 | ePrix de Berlin | ![]() |
Circuito de Rua do Aeroporto Tempelhof | 11 de maio de 2024 |
10 | 12 de maio de 2024 | |||
11 | ePrix de Xangai | ![]() |
Circuito Internacional de Xangai | 25 de maio de 2024 |
12 | 26 de maio de 2024 | |||
13 | ePrix de Portland | ![]() |
Portland International Raceway | 29 de junho de 2024 |
14 | 30 de junho de 2024 | |||
15 | ePrix de Londres | ![]() |
ExCeL London | 20 de julho de 2024 |
16 | 21 de julho de 2024 |
Grid traz mudanças importantes
Das 11 equipes do grid, apenas três chegam a 2024 sem alterações em suas duplas: a Porsche com António Félix da Costa e Pascal Werhlein; DS Penske com Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne; ERT (novo nome da NIO 333) com Sérgio Sette Câmara e Dan Ticktum.
Das demais mudanças, duas se destacam. Na Avalanche Andretti, o campeão Jake Dennis foi mantido, mas o britânico terá ao seu lado neste ano o francês Norman Nato, vindo da Nissan. E após apenas uma temporada na Mahindra, Lucas di Grassi optou por retornar à ABT, equipe pela qual foi campeão em 2017, fazendo parceria com Nico Müller, mantido após 2023.
A Mahindra, ex-equipe de di Grassi, é a única a vir com uma formação completamente nova para 2024: com Lucas na ABT e Oliver Rowland na Nissan, o time indiano contará com o campeão de 2020, Nyck de Vries, de volta à categoria após uma passagem desastrosa pela F1 e Edoardo Mortara, vindo da Maserati.
Confira a lista de pilotos e equipes da Fórmula E 2024
Equipe | Trem de Força | Nº | Pilotos |
---|---|---|---|
![]() |
Porsche 99X Electric | 1 | ![]() |
17 | ![]() |
||
![]() |
DS E-Tense FE23 | 2 | ![]() |
25 | ![]() |
||
![]() |
ERT X24 | 3 | ![]() |
33 | ![]() |
||
![]() |
Jaguar I-Type 6 | 4 | ![]() |
16 | ![]() |
||
![]() |
Nissan e-4ORCE 04 | 5 | ![]() |
8 | ![]() |
||
![]() |
Maserati Tipo Folgore | 7 | ![]() |
18 | ![]() |
||
![]() |
Jaguar I-Type 6 | 9 | ![]() |
37 | ![]() |
||
![]() |
Mahindra M9Electro | 11 | ![]() |
51 | ![]() |
||
![]() |
Porsche 99X Electric | 13 | ![]() |
94 | ![]() |
||
![]() |
Mahindra M9Electro | 21 | ![]() |
48 | ![]() |
||
![]() |
Nissan e-4ORCE 04 | 22 | ![]() |
23 | ![]() |
Segundo ano do Gen3 traz poucas mudanças no regulamento
O Gen3 entra em seu segundo ano, que deve ser também o último antes de uma versão "Evo" prevista para 2025. Por isso, o regulamento técnico se mantém estável. Mas a chegada do novo carro traz mudanças plásticas para a categoria, em especial no calendário.
Com velocidades maiores, o Gen3 cresceu para além de algumas pistas do calendário, como Roma, que foi substituída por Misano. Circuitos mais largos e rápidos são a tônica da nova geração, representado pelos autódromos permanentes, como Xangai e Portland e os novos traçados como Tóquio.
A grande mudança no lado técnico vem apenas no meio da temporada. A Fórmula E promete introduzir após o ePrix de Misano o recarregamento rápido, com o retorno dos pit stops à categoria.
Onde assistir
Assim como na temporada anterior, os direitos de transmissão da Fórmula E para o Brasil ficam com o Grupo Bandeirantes. As etapas terão suas exibições divididas entre os canais Band, na TV Aberta, Bandsports, na TV Fechada, o site oficial da Band (Band.com.br) e o app Bandplay.
O grupo paulista promete exibir todas as sessões das etapas da categoria, e planeja uma cobertura especial para a passagem da F-E pelo Brasil em março.
DRUGOVICH e BORTOLETO na mesma equipe de F1? Brasileiros falam sobre 2024 e ALÉM na ASTON e McLAREN
Podcast #264 – O que Gil de Ferran deixa para o automobilismo?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.